sexta-feira, 23 de março de 2012

Diplomata e político francês, Dominique Villepin diz que economia verde é o futuro da Europa


Crítico voraz da utilização da energia nuclear, Villepin anunciou em 2011 sua candidatura à Presidência francesa na eleições de 2012.
O francês tem grande prestígio na comunidade internacional. Em sua palestra no Fórum Mundial de Sustentabilidade, Villepin disse que o Brasil precisa ser dinâmico para consequentemente desenvolver e fomentar o Mercosul. “O Brasil favorece o diálogo e, como líder da questão ambiental, orienta os demais países do bloco. Homem e a natureza serão as bases da nova globalização. As fontes conhecidas de produtividade irão acabar em breve, a água, por exemplo,  é um bem esgotável, acreditem. Os países emergentes têm de acelerar, precisam inovar não copiar”, avisa Villepin.
Em 2007, Villepin anunciou que a França elaborara uma proposta para sobretaxar produtos importados oriundos de países que se recusassem a participar dos tratados após o Protocolo de Kyoto. E foi duramente questionado. “As ideias verdes expressam nosso legado cultural. A Europa sente uma responsabilidade grande e a reintegração entre o homem e a natureza é importante. As reuniões em prol do ambiente vão definir as negociações mundiais. As multinacionais estão baseadas nesses propósitos”, fala Villepin.   

Além da habilidade política, o francês é reconhecido pela veia poética e acadêmica. Já escreveu vários livros de poesias e ensaios sobre história e política. Atuou como conselheiro de Jacques Chirac sobre relações exteriores, ministro das Relações Exteriores, ministro do interior e primeiro-ministro da França. “As escolhas que faremos são o começo de uma grande reconciliação”, conclui.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário