quinta-feira, 15 de março de 2012

Hoe acelera o processo de impressão

A prensa rotativa criada por Richard March Hoe (1812-1886) foi uma invenção fundamental no desenvolvimento da comunicação de massa.
Seu pai tinha uma fábrica que produzia prensas em Nova York e Richard trabalhou na empresa da família desde cedo. 
A prensa de Hoe foi revolucionária por causa da velocidade com que os documentos podiam ser impressos.
Ao contrário das prensas tradicionais, que tinham de ser reconfiguradas a cada nova folha de papel, a prensa rotativa ou giratória usava bobinas contínuas de papel com vários cilindros que imprimiam letras.
Desde que houvesse alguém para alimentá-la com papel, a “prensa relâmpago” original de Hoe podia produzir até 8 mil folhas por hora, com uma impressão de alta qualidade.
A invenção veio em boa hora. A indústria de jornais nos Estados Unidos estava prosperando e a nova prensa permitiu que grandes tiragens diárias fossem impressas e circulassem.
O jornal Philadelphia Public Ledger foi o primeiro a usar a nova prensa, em 1847. Hoe continuou aperfeiçoando a prensa rotativa até 1871, quando apresentou a “prensa aranha”, que era capaz de imprimir em ambos os lados do papel simultaneamente, usando rolos contínuos e que foi usada pela primeira vez no jornal New York Tribune.
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário