sexta-feira, 23 de março de 2012

No Fórum Mundial de Sustentabilidade, FHC aposta em desenvolvimento atrelado a responsabilidade ambiental


Responsável pela criação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, voltado à proteção de parques nacionais e reservas florestais, FHC criou ainda o Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) um dos maiores aliados no combate ao desmatamento e a atividades criminosas na região.
Durante sua palestra no terceiro Fórum Mundial de Sustentabilidade, FHC disse que a grande mudança ambiental começou a ocorrer na década de 80, a partir da preocupação com a camada de ozônio. “Nessa época, os países começaram, realmente, a pensar em como cuidar do ambiente. Ainda assim, mesmo com toda a evolução cabe a pergunta: quais são os desafios da sustentabilidade? Nosso problema, ou seja, nossa maior responsabilidade, na questão da emissão de gases prejudiciais, é em grande parte saber como vamos lidar com a questão da floresta. O que não é nada fácil”, avisa FHC.      

Durante seu governo, FHC ampliou de 50% para 80% a área de reserva legal das propriedades rurais na Amazônia. O ex-presidente alerta que não se trata de um conjunto de regras impostas; o importante é  colocar na cabeça das pessoas a ideia da preservação. “Não adianta preservar a floresta e não olhar a poluição urbana. Outro fato é que o efeito estufa, ao menos todos os relatórios afirmam isso, está aumentando. Por isso há urgência. Sabemos que é possível ter desenvolvimento e responsabilidade ambiental conjuntamente. Já sabemos, também, que há capacidade de ação, mas o problema é que o assunto é  urgente. E urgência ainda não faz parte do Brasil”, frisa FHC.
Cardoso relembrou a época do apagão vivido no Brasil. “Quando era presidente corremos o risco do apagão e apelamos para a redução do consumo. Passado o perigo, o consumo continuou baixo durante muito tempo. Isso quer dizer que há como reduzir. O desafio atual não conhecer as práticas ambientais é colocá-las em prática. É o valor da vida. Dois graus a mais na temperatura são capazes de erradicar diversas espécies”, alerta FHC .

Para concluir, FHC afirmou que a questão discutida aqui no Fórum prima sobre as demais ou não vamos responder como líderes da questão. “Definitivamente, o Brasil tem condições de lidar com isso. Trata-se de uma desafio moral e quando é moral quero dizer um político. Os acordos têm de ser cumpridos e  assumiremos a nossa parte.”        
Recentemente durante as discussões internacionais sobre o mercado de carbono, foi um proponentes, junto à Organização da Nações Unidas (ONU), da criação dos Mecanismos de Desenvolvimento Limpo – previsto no Protocolo de Lho. FHC criou ainda a Agência Nacional de Águas (ANA) que organiza o uso industrial, doméstico e agrícola do bem essencial à vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário