terça-feira, 10 de abril de 2012

ABIGRAF-SP firma acordo com fornecedores de papelcartão

Preocupados com o recente aumento no preço de papelcartão, o Grupo Empresarial de Embalagem (GE-EMBA) da Associação Brasileira da Indústria Gráfica Regional São Paulo (ABIGRAF-SP) conseguiu o compromisso dos principais fornecedores do setor para que um índice e uma data-base sejam criados com o objetivo de que novos reajustes não peguem os gráficos de surpresa.
O acordo não impedirá, entretanto, que reajustes rotineiros, decorrentes de variações nos preços internacionais da matéria-prima e na taxa de câmbio, sejam adotados.
A movimentação do setor começou no dia 29 de fevereiro, quando o GE-EMBA se reuniu na sede da ABIGRAF-SP para discutir o aumento nos preços do papelcartão.
Com a participação de mais de 30 empresários gráficos da área, no encontro foram analisadas e discutidas sugestões de todos os envolvidos para que, juntos, encontrassem uma solução para o entrave.
Com a participação ativa dos empresários – que, juntos, representamum dos maiores PIBs da indústria gráfica –, o encontro permitiu que cada representante participasse e contribuísse com ideias e sugestões.
A união e a pró-atividade dos gráficos do setor se fez presente e marcante. Dentre as propostas, ficou clara a importância de se manterem unidos e se aproximarem dos fornecedores, pois, agindo como parceiros, gráficos e papeleiros podem caminhar juntos, rumo ao desenvolvimento da indústria.
Em consenso, o grupo propôs uma agenda de reuniões com os dirigentes da Suzano e da Klabin, dois dos maiores fornecedores de papelcartão no País.
Os encontros aconteceram na primeira semana de março, e tiveram como resultado a criação de um cronograma para futuros aumentos.
O objetivo é permitir que os gráficos se organizem e embutam em seus contratos a previsão de novos custos.  Outra reunião entre gráficos e papeleiros deve acontecer nos próximos dias, para que seja definida a data-base e o estabelecimento de um índice para os reajustes dos próximos anos. Os papeleiros se comprometeram, ainda, a participar ativamente de encontros futuros com os gráficos.
Nos próximos encontros do GE-EMBA também estará em pauta o pleito para a mudança na data de recolhimento do ICMS para o setor de embalagens, que atualmente deve ser pago no terceiro dia útil do mês subsequente ao fato gerador de impostos.
Os empresários ponderam que o prazo é curto demais. Neste sentido, a reivindicação é de que, para o setor de embalagens, passe a vigorar o mesmo prazo aplicado às demais indústrias gráficas, ou seja, o dia 25 do mês subsequente ao fato gerador do imposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário