quarta-feira, 4 de abril de 2012

O conteúdo de gota em gota


Impressão inkjet evoluiu apoiada em equipamentos versáteis e velozes; cabeças de impressão competentes e possibilidade de trabalhar com diferentes mídias são pilares deste crescimento
Por Fábio Sabbag
Crescente e revigorada, a tecnologia de impressão inkjet derruba barreiras obsoletas e abre fronteiras até então inexploradas. Há quatro anos, aproximadamente, o “movimento inkjet” se fortalece, tendo a impressão digital como o grande centro.
Nada mais natural e consoante aos novos ares da indústria. O presente é constituído por equipamentos versáteis, velozes e com capacidade de atenderem diversas demandas.
Assim, sem menos, a impressão inkjet acaba sendo aliada de uma demanda que muda de um dia para o outro.
Na Epson, por exemplo, uma das pioneiras no segmento, praticamente todas as impressoras da marca possuem esse mecanismo de impressão. “A aposta da empresa é 100% voltada para impressão digital com tecnologia inkjet. A cada ano, a Epson inova e traz mais tecnologia e soluções diferenciadas para gráficas, fotógrafos, engenheiros, arquitetos, empresas de tecelagem e comunicação visual’, conta Evelin Wanke, especialista de produtos da linha de grandes formatos.
A Xerox é outra empresa que aposta contundentemente no setor. “Por isso, lançamos o Cipress 500 com um grande diferencial, que é a tinta sem utilização de água. Essa tecnologia permite a impressão de mídias comuns, ou seja, o mesmo papel offset pode ser utilizado nesse equipamento. Isso reduz o custo da impressão e aumenta a produtividade”, revela Cristiano dos Santos, gerente de marketing de produto e responsável pelos equipamentos PB de produção da Xerox.
Lançamento da Kodak lida com tinta sem a utilização de água. Tecnologia permite a impressão de mídias comuns, ou seja, o mesmo papel offset por ser utilizado no equipamento   
Há oito anos, a Screen já dava sinais claros de investimento pesado no setor.  “A linha TruepressJet, desde então, representa o que há de mais moderno no mundo de soluções inkjet, possibilitando impressões com qualidade jamais vistas até agora e com custos inferiores aos que o mercado está acostumado. Com isso, podem ser viabilizados projetos de impressão personalizada e full color com custos muito interessantes”, diz Celso Hirata, general sales manager.
A Ampla observa que no segmento de grandes formatos a tecnologia de impressão inkjet é dominante e soberana.
A evolução dessa tecnologia foi capaz de gerar impressoras rápidas, versáteis e com excelente resolução. As vantagens do inkjet tornam-se cada vez mais claras e uma aposta quase certa para o futuro. Em sua última edição, a drupa teve uma invasão de modelos digitais tão grande que ficou conhecida como a inkjet-drupa. Desde então, o mercado se fortaleceu, houve grandes fusões e não há dúvidas de que a drupa 2012 deve ser ainda mais forte no quesito inkjet”, aposta Bruno Loeffler, coordenador de marketing da Ampla Digital.
Evolução da espécie
Loeffler ressalta que os equipamentos de impressão digital estão cada vez mais rápidos e com maior qualidade de imagem. “Atingir altas velocidades com grande qualidade de impressão sempre foi um paradigma para esse tipo de equipamento e que foi superado com o lançamento da Samba em 2011”, acrescenta o coordenador de marketing da Ampla.
Apresentada em 2011, a Samba, conforme a Ampla, veio para preencher demandas de altas velocidades com qualidade de impressão. “Esses fatores eram paradigmas dos equipamentos”, diz o coordenador de marketing da Ampla.        
Para Hirata houve três evoluções principais: “Melhoria da qualidade de impressão, aumento de velocidade e a diminuição dos custos de impressão. Com isso, a linha de impressoras inkjet da Screen oferece o melhor custo benefício àqueles que pretendem buscam competitividade e qualidade comparável ao offset.”
Na opinião de Santos, a principal evolução da impressão inkjet é permitir o uso de diferentes mídias com destaque para o uso de papel comum, sem nenhum tipo de tratamento, e isso permite uma redução de custo ainda maior.
Há mais de 10 anos a Epson mostrou uma inovação para o segmento de impressoras jato de tinta: as cabeças com cristais piezoelétricos. “Esse tipo de cabeça de impressão evoluiu muito com o passar dos anos. Hoje, as cabeças de impressão são micropiezo, ou seja, possuem microcristais que geram o impulso para expulsar as gotas de tinta da cabeça de impressão para o papel. Essa tecnologia permite que as gotas de tintas variem em até quatro tamanhos diferentes em uma única passada, otimizando a velocidade de impressão”, explica Evelin.
Diversidade de substratos
A Cipress 500, da Xerox, que possui tecnologia inkjet sem adição de água no processo, de acordo com Santos, imprime uma gama grande de mídias com resultados de cor bem próximos. “Ou seja, podemos ter a mesma aplicação rodando em mídias diferentes e com o mesmo resultado, o que reduz o custo de produção e aumenta a produtividade", acrescenta Santos.
De acordo com Evelin, as impressoras inkjet com tinta à base d´água estão limitadas à impressão de papel. Os modelos mais completos conseguem imprimir papéis de espessura até 1,5mm. As impressoras com tinta à base de solvente conseguem imprimir uma diversidade muito grande de mídias. A impressora modelo GS6000 imprime em papel comum, papel fotográfico, backlight, lonas e películas autoadesivas de PVC, PET PS, couro, materiais metalizados entre outros”, completa a especialista de produtos da linha de grandes formatos da Epson.
De acordo com a especialista de produtos da linha de grandes formatos da Epson, Evelin Wanke, a GS6000 possui tecnologia que facilita a manutenção, produz gotas menores e possibilita uma velocidade de impressão e secagem de imagem avançada.
Barreiras de impressão são empecilhos antigos quando o assunto é impressão. “Já foi a época em que a tecnologia inkjet podia imprimir somente em substrato especial que passava por um pré-tratamento, aumentando assim o custo da impressão final. Hoje, por exemplo com a TruepressJet SX, a Screen oferece uma impressora que pode imprimir nos mesmos substratos que uma impressora offset convencional utiliza regularmente”, diz Hirata.
Loeffler relata que os equipamentos podem imprimir em vinil, vinil perfurado, lonas, canvas, papel, outdoor, papel sublimático e outros flexíveis. Leia matéria completa no site da GRAPH: http://www.graphprint.com.br/edicao/119/#/46-impressoras-inkjet-o-conteudo-de-gota-em-gota/

Nenhum comentário:

Postar um comentário