quinta-feira, 31 de maio de 2012

Produção na Indústria Gráfica Brasileira

De acordo com os dados da Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física-PIM-PF do IBGE, em março de 2012 a produção da indústria brasileira mostrou variação negativa de 0,5% frente a fevereiro (série dessazonalizada). O recuo alcançou 18 dos 27 ramos pesquisados, com destaque para o declínio de 7,1% na atividade do grupo de “edição, impressão e reprodução de gravações”, no qual a indústria gráfica está inserida.
Na comparação de março com o mesmo mês do ano anterior, a indústria brasileira apontou nova queda de 2,1%, após a sequência de (-2,8%) em janeiro e (-4,0%) em fevereiro. O índice desse mês, comparado com março de 2011, teve perfil disseminado de resultados negativos, já que três das quatro categorias de uso e a maior parte (16) das 27 atividades pesquisadas apontaram redução na produção.
Ainda nesse tipo de comparação, os veículos automotores exerceram a maior influência negativa na formação da média da indústria, com recuo de 7,5%. Além desse, vale salientar as retrações nos grupos “edição, impressão e reprodução de gravações”, com influência negativa sobre o índice (-7,2%), embalagens em geral (-4,7%) e celulose, papel e produtos de papel (-2,4%), dentre outros.
O fechamento do 1° trimestre também foi negativo, tanto no confronto com igual período do ano anterior (-3,0%), como na comparação com o trimestre imediatamente anterior (-0,5%) – série com ajuste sazonal.
Na análise dos dados acumulados nos últimos 12 meses, nota-se continuação da trajetória descendente iniciada em outubro de 2010, já que o resultado de março de 2012 é de queda de 1,1%.
Portanto, o setor industrial permaneceu mostrando declínio na sua atividade, já que o índice mensal de março assinala a sétima queda consecutiva e o acumulado no primeiro trimestre de 2012 reforça o ritmo de queda já observado no quarto trimestre de 2011.
Fonte Abigraf Nacional   

Nenhum comentário:

Postar um comentário