quarta-feira, 27 de junho de 2012

Eldorado Brasil conclui projeto logístico de abastecimento de madeira

Contratos de logística rodoviária garantem o abastecimento de 5 milhões de m³ de madeira para abastecer a maior linha de produção de celulose do mundo
A Eldorado Brasil, a mais nova empresa do setor mundial de celulose de fibra curta, concluiu neste mês seu projeto de logística florestal inbound. Três empresas do setor logístico rodoviário: JSL, Gafor e Transgold serão responsáveis pelo transporte de madeira para a unidade industrial da Eldorado Brasil.
O volume total dos contratos soma R$ 500 milhões e a duração prevista é de cinco anos. A fábrica, localizada em Três Lagoas (MS), tem capacidade de produção de 1,5 milhão de toneladas de celulose por ano e inicia suas atividades em novembro. Quando estiver operando a plena capacidade, o pátio de madeira da fábrica receberá anualmente 5 milhões de metros cúbicos  de madeira.
O projeto de logística florestal inbound da Eldorado – responsável pelo transporte de madeira para a fábrica – foi finalizado neste mês e deve abastecer a fábrica já em agosto. “Essa é uma etapa importante para a logística florestal da Eldorado. Estabelecemos parcerias de longo prazo, com empresas que possuem grande experiência na área. Isso contribuirá para que a nossa celulose tenha um custo competitivo”, afirma Jose Carlos Grubisich, diretor presidente da Eldorado Brasil.
Com o volume de recursos investidos, a logística florestal da Eldorado será responsável pela criação de 700 vagas no setor. “São postos de trabalho qualificados, desenvolvidos pelas empresas contratadas, que vão contribuir também para um aumento no volume de empregos indiretos nas cidades da região.”
Para ampliar sua produtividade, a Eldorado optou por ‘primarizar’ todo o processo de produção florestal. Do plantio a colheita das florestas, até o transbordo da madeira para a estrada, tudo será realizado com equipamentos e colaboradores próprios. “A Eldorado iniciou em maio o processo de colheita florestal 100% mecanizada. O resultado obtido nesse período superou nossas expectativas e indica que fizemos a escolha certa dos equipamentos e da formação e treinamento da nossa equipe”, explica.
A unidade industrial da Eldorado Brasil está com 85% das suas obras realizadas. O inicio da produção de celulose está previsto para novembro de 2012. “A produção estimada para 2012 é de aproximadamente 150 mil toneladas de celulose. Pretendemos atingir a capacidade plena de 1,5 milhão de toneladas em 2013.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário