segunda-feira, 23 de julho de 2012

Como gerar oportunidade comercial nas redes sociais

Entrar e manter um bom posicionamento nas redes sociais é uma tarefa complicada para muitas empresas. Nem todo mundo consegue fazer bonito online. Mas o estudo “2011 State of Digital Marketing Report”, realizado pela Webmarketing123, mostra que o esforço pode valer a pena. 
A pesquisa mostra que 55% das empresas norte-americanas já concretizaram vendas a partir da geração de leads em redes sociais. No B2C, business-to-consumer, a rede campeã em geração de leads online é o Facebook, com 73% de negócios fechados, contra 40% no Twitter e 12% no Linkedin. Já para B2B, business-to-business, o Linkedin, com 44,6%, é mais eficaz que Facebook (35,1%) e Twitter (31,6%).
Para repetir o resultado positivo, sua empresa precisa, primeiro, confirmar se o público-alvo está conectado. É o básico na geração de leads: conhecer o cliente, saber onde ele está, do que gosta, quais necessidades tem. Vamos imaginar que a empresa destinou recursos e pessoal para criar e manter uma conta no Twitter. As atualizações são frequentes e, o conteúdo, relevante. Mas o tipo de pessoa que compraria o que ela vende prefere o Linkedin. Recursos desperdiçados, certo? Faça o dever de casa antes de definir em que rede é melhor investir.
É possível encontrar grupos ou usuários que discutem assuntos que tenham a ver com o produto ou serviço que você vende. Faça parte do debate, mas não aproveite a chance para anunciar nada. Hoje em dia não é bem visto que uma empresa use o espaço online apenas para tentar vender, sem oferecer nada em troca. Tenha em mãos informações interessantes para seu público.
Observe a conversa e entenda a dinâmica antes de começar a interagir. Depois, inicie uma interação de forma proativa. Com isso você vai conseguir estabelecer uma relação de confiança. Entre como ouvinte, passe a ser atuante e, depois, você será um influenciador. O segredo é entrar na corrente de formação de opinião.
Marque presença em todos os canais relevantes para seu público-alvo e tenha respostas rápidas e atividade contínua. Se você não possui um departamento pronto para assumir esse compromisso, contrate uma boa empresa que ofereça esse serviço. Mas mantenha unidade no discurso e aproveite os dados de forma inteligente para criar relações de confiança.
Fonte: Leandro C. Lopes, diretor da L3CRM, empresa especializada em Consultoria, Treinamento e Gestão de Relacionamento com Cliente

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