terça-feira, 14 de agosto de 2012

A base de cartões no Brasil é praticamente metade da base americana

Um estudo realizado pela GoOn, consultoria do ramo de crédito e cobrança, mostra que o Brasil está no meio do caminho entre o Reino Unido e os Estados Unidos em relação à quantidade de cartões por habitante.  “A base de cartões no Brasil é cinco vezes maior que a do Reino Unido, dado também o tamanho do mercado, mas é praticamente metade da base americana pelo mesmo motivo”, avalia Breno Costa, economista e sócio da GoOn.

O levantamento aponta que o Brasil fica bem atrás do Reino Unido e dos Estados Unidos quando se trata do faturamento médio por cartão. Esse fator deve ser relativizado pelo PIB per capita, que no Brasil é cerca de quatro a cinco vezes menor que no Reino Unido e Estados Unidos. “Observamos que o Brasil está cerca de 14% abaixo do Reino Unido e 26% abaixo dos Estados Unidos em relação ao faturamento”, afirma Costa.

A análise constatou que a quantidade de cartões nos Estados Unidos diminuiu nos anos após a crise. Durante esse período, a inadimplência teve uma escalada abrupta e os juros não se alteraram de forma significativa. “Fica evidente uma ação de restrição ao crédito que trouxe, além da queda na base de cartões, uma recuperação da inadimplência para o menor patamar da série analisada. Outro destaque é o patamar da inadimplência – independentemente do pico da crise”, considerou Costa.

O estudo da GoOn está alinhado com o tema de participação na oitava edição anual do C4 – Congresso de Cartões e Crédito ao Consumidor, que acontece dias 15 e 16 de agosto, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário