segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Você sabe o que é impressão sublimática? Como ganhar dinheiro com esta técnica?

                                               Por Jorge Moreira Ferreira, diretor da D-Comp*
Nos últimos anos muitas pessoas têm investido na venda de produtos personalizados e obtido bons lucros com este serviço. Para criar canecas, camisetas, chinelos e outros materiais com um toque único, muitas pessoas se utilizam da técnica de impressão sublimática. Este é um negócio simples que não requer altos investimentos. Basta um computador, uma impressora e uma prensa térmica.
Sublimação é a passagem de um material diretamente do estado sólido para o gasoso. Este processo acontece com a tinta usada na impressão para que a imagem fique permanente no produto personalizado. As imagens sublimadas podem ser lavadas, são resistentes a arranhões e, no caso de roupas, podem ser colocadas na máquina de lavar.
Para este tipo de impressão é necessário uma impressora jato de tinta com cartuchos de tinta sublimática. Os modelos da Epson são os mais indicados, pela tecnologia avançada da cabeça de impressão, densidade de impressão e baixo custo. Também é necessário o papel transfer sublimático ou até mesmo um papel sulfite de 90g.
A imagem impressa no papel especial é colocada em contato com o material para o qual a arte será transferida. Por isso, é necessária uma prensa térmica. A tinta é resistente porque sob a pressão e o calor da prensa térmica ela é transformada diretamente do estado sólido para o gasoso.
É preciso ter cuidado na hora de escolher os materiais para sublimação. Não é em qualquer superfície que é possível fazer a transferência da imagem. O objeto a ser personalizado deve ser previamente preparado ou deve ser fabricado especificamente para esta finalidade. Estes produtos devem possuir em sua superfície uma resina especial que permite a transferência da tinta. Por exemplo, algumas canecas de porcelana aceitam a impressão sublimática graças a essa resina. Em contrapartida, as canecas de cerâmica vendidas em supermercados, por exemplo, não podem ser personalizadas.
Já a sublimação em tecido é muito utilizada e não é necessário usar resinas nem qualquer tipo de preparação prévia. Mas a qualidade é melhor em tecidos sintéticos, como as malhas esportivas. Em tecidos de algodão, por exemplo, a sublimação fica esbranquiçada. Por isso, muitas lojas que vendem artigos esportivos também utilizam esta técnica para personalizar camisetas de time com o nome do torcedor.
Para que todo este processo funcione com perfeição é necessário ter um material de qualidade, tanto os equipamentos para a impressão quanto os produtos nos quais as imagens serão sublimadas devem ter tais características. O ideal é ter um bom banco de imagens e contar com produtos diversificados, como camisetas, canecas, chinelos, porta-retratos, pad-mouses, porta-copos, aventais, body, entre outros.
* Diretor da D-Comp – empresa especializada em soluções de impressão, imagem e conectividade

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