segunda-feira, 18 de março de 2013

Afeigraf forma grupo de trabalho com fornecedores estrangeiros de papel para defender interesses da indústria gráfica

A Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica (Afeigraf) criou um grupo de trabalho com o objetivo de defender os interesses da indústria gráfica no que diz respeito ao fornecimento de papeis importados.
Fazem parte do grupo oito indústrias e fornecedores que juntos respondem por aproximadamente 90% do volume de papel importado fornecido para fins de imprimir, escrever e embalagem.
De acordo com Dieter Brandt, diretor presidente da Afeigraf, a criação do grupo é uma iniciativa importante para o fortalecimento do setor gráfico, que vem sendo seriamente impactado pelas tradicionais barreiras tributárias do país, além do alto imposto de importação do papel importado. "O mercado brasileiro não é autossuficiente em vários tipos de papéis, e os importados são essenciais para garantir o equilíbrio e a competitividade das gráficas nacionais. O recente aumento das alíquotas de importação para o papel comercial vem sendo extremamente maléfico para indústria gráfica", afirma.
Brandt ressalta que a aproximação dos fornecedores internacionais de papel amplia o escopo de atuação da Afeigraf e fortalece a entidade. "Aliada à indústria e aos fornecedores de papel importado, a AFEIGRAF ganha representatividade, inclusive para combater com medidas realmente eficazes o desvio de finalidade do papel comercial, que definitivamente não pode ser atribuído somente ao papel importado", ressalta.
Entre os membros do grupo de trabalho estão a Cathay Brasil, representante exclusivo da APP e a Sappi, que juntas são responsáveis pela maioria do papel importado, além de fornecedores como Copap, Samab, Roxcel, Talico do Brasil, CN-Brazil e Elof Hansson, que atuam na importação de diferentes marcas. Os oito membros se tornaram sócios efetivos da Afeigraf.
"A Afeigraf dá as boas vindas a estas companhias, que irão ajudar a desenvolver uma indústria gráfica brasileira mais forte para competir especialmente com os players internacionais trazendo informação, tecnologia e sua representatividade. A presença delas será fundamental para defendermos interesses comuns e trazermos benefícios para a indústria gráfica e também para o consumidor brasileiro", fala Brandt.

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