terça-feira, 5 de março de 2013

No primeiro mês de 2013, a produção brasileira de celulose e papel se manteve estável

No período foram produzidas 1,14 milhão de toneladas de celulose e 856 mil toneladas de papel, com variação de -1,5% e 1,3%, respectivamente, se comparadas ao mesmo período de 2012.
As exportações do setor totalizaram US$ 540 milhões em janeiro, com alta de 2,7% acima do registrado no mesmo mês do ano passado.
Foram exportadas 635 mil toneladas de celulose e 166 mil toneladas de papel. O destaque foi o crescimento de 23,6% nas exportações de celulose para a China, no mês, comparadas aos resultados de janeiro de 2012.
A Europa permaneceu como o principal destino do produto. Em relação ao papel, a receita de exportação cresceu 9,4% no período, totalizando US$ 175 milhões. A América Latina permaneceu como principal mercado para o produto, seguida pela Europa e América do Norte.
As vendas de papel no mercado doméstico foram de 455 mil toneladas, com alta de 10,2%, em relação ao mesmo período de 2012, colaborando para o equilíbrio no mercado.
Este ano, o foco do setor na área de papel será a forte atuação junto aos governos federal e estaduais, a fim de consolidar mecanismos contra a prática de desvio de finalidade do papel imune, destinado à produção de livros, jornais e revistas, fato que continua a causar sérias distorções no mercado brasileiro.
A Bracelpa também trabalha na informação e conscientização junto aos grandes consumidores de papel, pois é grande o risco de participação indireta em irregularidades, por desconhecimento das questões relacionadas a papel imune.
As empresas da União Europeia, Estados Unidos e Ásia que exportam para o Brasil também estão sendo contatadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário