quarta-feira, 17 de abril de 2013

Estudo identifica que confiança volta a crescer no Brasil

A oitava edição do Índice de Confiança Comercial da Regus mostra que a confiança dos empresários brasileiros voltou a crescer, após uma queda registrada em outubro do ano passado
Esse aumento foi impulsionado por um otimismo em relação a contratações, que revela uma expectativa de expansão nos negócios. Segundo a pesquisa da Regus, 94% das empresas brasileiras planejam aumentar ou manter seu número de vagas nos próximos 12 meses.
O índice de confiança no país passou de 133 pontos em outubro de 2012 para 136 em abril de 2013. A média global é de 114 pontos. Mais de 26 mil empresários de 90 países foram ouvidos no levantamento.
Entre os grandes países onde a Regus opera, o Brasil é o segundo mais confiante, atrás apenas da Índia (137), mas à frente de México (135), Alemanha (130), China (123) e EUA (111), por exemplo. No Brasil, 60% dos empresários entrevistados declararam aumento de receita e 52% reportaram aumento de lucros nos últimos doze meses. Além disso, 38% das empresas brasileiras pretendem aumentar o número de vagas em mais de 5% em 2013 – bem acima da média global, de 25%. A perspectiva é especialmente positiva nos setores de venda e marketing: 59% das firmas acreditam que contratarão mais profissionais nessas áreas - 47% mencionaram foco nas equipes operacionais.
“Apesar do baixo crescimento em 2012, o Brasil é o segundo país mais confiante do mundo. Os planos de investimento nas áreas de vendas e marketing demonstram que as companhias consideram o momento ideal para fazer negócios e vender”, explica Michael Turner, vice-presidente da Regus para a América Latina. "Mas as empresas precisam pensar em como recrutar e reter os melhores talentos. As tendências indicam que oferecer condições flexíveis de trabalho deixará de ser um privilégio interessante para virar uma condição necessária. Os jovens já tendem a colocar a flexibilidade e a qualidade de vida acima de considerações mais tradicionais. Além disso, as condições flexíveis de trabalho também são benéficas para as companhias, como o corte dos custos fixos com escritórios e mais produtividade do pessoal ", acrescentou.
Em escala global, 85% das empresas pretendem manter ou aumentar o número de vagas em 2013, sendo que uma em quatro companhias planeja uma expansão de mais de 5%; Também em escala global, 57% das empresas pretendem expandir os departamentos de vendas e marketing. Espera-se ainda um grande aumento nas contratações operacionais (40%), para atender os novos clientes; 49% dos empresários entrevistados no mundo declararam aumento da receita e 39% reportaram aumento dos lucros nos últimos doze meses. O relatório completo da pesquisa está disponível aqui (em inglês): http://reg.us/BCI8

Nenhum comentário:

Postar um comentário