segunda-feira, 15 de abril de 2013

Tinta reduz possibilidade de acidentes

A Nanotech do Brasil, indústria de revestimento térmico e acústico, desenvolveu a Nanothermic 3. A tecnologia em formato de tinta que pode ser aplicada em tanques, trocadores de calor, difusores, válvulas, vasos de pressão, tubulações, secadores, decantadores e outros equipamentos comuns aos ambientes de produção, é indicada para indústrias petrolíferas, químicas, de papel e celulose, açúcar e etanol e alimentos.
Segundo a Organização Internacional do trabalho (OIT), cerca de 270 milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes em decorrência do trabalho todos os anos, sendo uma parte considerável causada por queimaduras de punho e mão.
A Nanothermic 3 atende a norma de proteção pessoal ASTM C1057, em temperatura de até 60 graus ou contato com a pele nua de até 5 segundos, sem danos e queimaduras ao operador do equipamento. “A nanotecnologia tem sido aplicada com sucesso em diversos mercados proporcionando a redução de passivos trabalhistas (menos acidentes) e o aumento da eficiência energética. Esses fatores contribuem para o avanço da produtividade, queda do absenteísmo e redução de custos operacionais”, explica José Faria, presidente da Nanotech do Brasil.
De acordo com a empresa, o resultado é possível porque, além de reduzir em até 120ºC a temperatura da superfície em que foi aplicada, a tecnologia controla todas as formas de transferência de calor - condução, convecção e reflexão.  Até 85% do calor é enviado para fonte e o restante perde sua intensidade ao passar pelos emaranhados de partículas presentes no produto. “Outro diferencial em relação ao isolamento tradicional é que o Nanothermic 3 é impermeável, não promove a corrosão e facilita a inspeção. A eficiência dura até 20 anos”, explica Faria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário