quinta-feira, 2 de maio de 2013

Setor gráfico do Rio de Janeiro terá programa de adequação à NR 12

Atento à complexidade da nova NR-12, o alto custo e curto prazo para adequação às novas exigências da norma reguladora que trata de segurança no trabalho em operações com máquinas e equipamentos, o Sigraf, em parceria com o Sistema Firjan, através do Movimento Sindical e da Gerência de Segurança do Trabalho, e com o Sebrae, está promovendo o Programa de Adequação à NR-12 entre as empresas associadas ao sindicato. A partir de demanda identificada pelo presidente Carlos DiGiorgio, o Sigraf é o 1º sindicato do município do Rio de Janeiro a participar do projeto.
A NR-12 define os princípios fundamentais e as medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e agravos à saúde no ambiente de trabalho. O objetivo do programa é auxiliar empresários, profissionais de manutenção e especialistas em segurança do trabalho a implantar as mudanças previstas na norma.
Em maio, será realizado um encontro, na sede do Sigraf, entre as empresas associadas ao sindicato e a equipe técnica do Sistema Firjan para apresentação do Programa de Adequação à NR-12. Na ocasião, as empresas manifestarão o interesse em participar do projeto.
Após esta etapa, os técnicos da área de Segurança do Trabalho do Sistema Firjan irão capacitar funcionários das empresas participantes a realizar um levantamento das máquinas e equipamentos utilizados para a produção do setor gráfico. A partir deste diagnóstico, será apresentado um plano de ação para a implementação de mudanças visando o cumprimento das exigências da norma nas instalações e processos industriais da empresa.
A adesão ao programa é importante para a adequação às determinações do Ministério do Trabalho e Emprego, além de aumentar a competitividade das indústrias e garantir credibilidade nos mercados mais exigentes.
Fonte: Revista Sigraf

Nenhum comentário:

Postar um comentário