sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Cientistas descobrem técnica para tornar LED mais eficiente

As luzes LED já são mais eficientes que as lâmpadas fluorescentes, mas uma equipe de pesquisadores da Bélgica, França e Canadá conseguiu torná-la ainda mais ecológica com a ajuda de vagalumes.

O grupo estudou a estrutura interna iluminada dos vagalumes, que são órgãos repletos de células bioluminescentes. Eles piscam durante os rituais de acasalamento.

Durante o estudo, os pesquisadores perceberam um padrão inesperado de escamas irregulares que melhoram o brilho das lanternas. 

A partir desse conhecimento, eles aplicaram a técnica ao design de um LED. O resultado foi criar uma camada externa para o diodo emissor de luz que imita a estrutura natural identificada no vagalume.

Com essa camada extra, a extração de luz pelo LED aumenta em até 55%. Os cientistas afirmam que ele poderá ser facilmente aplicado no processo de fabricação dos LEDs.
Os pesquisadores fizeram diversas simulações computadorizadas até encontrarem a melhor maneira de transmitir a luz. 

Foi assim que perceberam que um modelo de estrutura com bordas afiadas nas escamas deixa passar mais luz.

O resultado do experimento foi a criação de uma camada com saliências de cinco micrômetros de altura. 

A estrutura foi colocada sobre um LED de nitreto de gálio. "O que é legal na nossa técnica é que é um processo fácil e não temos que desenvolver um novo LED. Com uns poucos passos adicionais podemos recobrir os diodos emissores de luz atuais," disse Annick Bay, descobridora do fenômeno.

Para Bay o mais importante em todo o trabalho foi mostrar o quanto se pode aprender apenas observando a natureza. 

Estudante da Universidade de Namur, na Bélgica, ele estuda estruturas fotônicas naturais, incluindo escalas de besouros e asas de borboleta. 

Com informações do Inovação Tecnológica.

Fonte: Redação CicloVivo (www.ciclovivo.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário