Hoje
em dia, quase toda empresa nacional enfrenta competitividade global. Portanto, é essencial analisar a posição da
sua empresa tendo como base, inclusive, os principais concorrentes
internacionais, introduzindo medidas para manter – e se possível melhorar – seu
posicionamento no ambiente de negócios.
Principalmente neste momento em que
parte da economia está baseada na internet, é preciso aprender a tomar decisões
acertadas com a velocidade de uma banda larga.
De acordo com o consultor Enio
Feijó, especialista em melhoria contínua e Lean Six Sigma, é possível
estabelecer cinco estratégias para por em prática imediatamente, a fim de
aumentar a competitividade da sua empresa.
Conheça
melhor os seus clientes:
Embora você possa conhecê-los bem, os clientes estão
mudando constantemente. Com a velocidade das inovações e as facilidades na
comunicação, é muito fácil, antes de efetuarmos uma compra, pesquisarmos pelo
mundo todo sobre o produto ou serviço desejado. Confortavelmente acomodados,
ficamos conhecendo um sem-número de novidades e características antes
ignoradas.
As novidades, inclusive, costumam ser rapidamente compartilhadas nas
redes sociais (ou por e-mail) para todo um segmento de consumidores que têm os
mesmos desejos e as mesmas necessidades. Independentemente da ferramenta de
pesquisa utilizada, é importante estarmos em permanente contato com o cliente
para conhecer seus mais novos desejos, necessidades ou demandas.
Melhore
constantemente seus processos:
Processos são a forma de produzir e entregar
produtos e serviços desejados pelos clientes. De preferência, bons produtos e
serviços. Ocorre que os processos variam. Não são feitos exatamente da mesma
forma todos os dias – ou por variação dos equipamentos, ou das pessoas.
Defeitos e retrabalhos surgem justamente a partir dessa variabilidade.
Retrabalho implica em fazer o trabalho duas ou mais vezes novamente, resultando
em desperdício de tempo, hora/máquina, matéria-prima e mão de obra. Em relação
aos defeitos, pior é quando um defeito acaba nas mãos do cliente por não ter
sido identificado antes. Nesse caso, a perda é ainda maior. Uma coisa é certa:
não existe processo sem quaisquer defeitos ou falhas. Em maior ou menor grau,
eles estão lá. Portanto, identificar como podemos ter processos mais rápidos,
com menor variação, com menor número de defeitos, não só agrega valor para o
cliente, como reduz os custos dos retrabalhos e desperdícios, melhorando a
lucratividade da empresa.
Desenvolva
seus colaboradores:
Deles dependem os processos que irão atender e encantar
seus clientes. Note que desenvolver não é treinar. Treinamento é estático,
finito. Desenvolvimento é dinâmico, não tem fim, desde que bem alimentado. Um
colaborador bem treinado executa bem uma tarefa ou atividade.
Um colaborador bem
desenvolvido executa e melhora a atividade ou processo. Desenvolvimento está
ligado a comunicar bem os objetivos e missão da empresa, a conhecer e agregar
valor aos clientes externos e internos. Desenvolvimento é, portanto, muito mais
comportamental do que técnico. Depende mais de líderes do que de gerentes.
Afinal, gerentes têm subordinados, enquanto líderes têm seguidores. Gerentes
contam valor. Já os líderes adicionam valor.
Reduza
custo sem reduzir valor:
Estamos no negócio de agregar valor para s clientes.
Estamos no negócio de produzir produtos e serviços que os clientes queiram
comprar. Não podemos desenvolver produtos tão baratos, tão despojados de valor
que nenhum cliente queira comprar. Existem custos associados diretamente ao
produto que podem ser reduzidos sem comprometer a funcionalidade e a qualidade.
É o caso das matérias-primas.
Decidir sobre novos fornecedores ou licitações
virtuais em que fornecedores de outros estados ou países possam participar pode
ajudar. Até mesmo questionar certas especificações ou materiais muito caros que
não agregam valor para o cliente. Existem, ainda, os serviços acessórios, que
não estão diretamente ligados à produção do bem ou serviço que não são o core
business da empresa e podem ser terceirizados para empresas especializadas que
fazem melhor e a um custo menor. É importante aguçar a mente para esse tipo de
avaliação”.
Crie
um negócio sustentável:
Sustentabilidade é mais uma variável que vem fazendo a
diferença em muitos segmentos e para muitas empresas. Uso de tecnologia e
processos não poluentes. Disposição de resíduos industriais de forma
responsável – não apenas de acordo com a legislação, já que nossas leis não
conseguem acompanhar a crescente modernização e desconsidera certas formas de
poluição e ataques ao meio ambiente.
Portanto, é preciso ter políticas próprias
compatíveis com os novos conceitos de sustentabilidade. Os clientes começam a
dar valor a empresas que não poluem, que são ecologicamente corretas, que
reciclam. Cultivar um viés de sustentabilidade será com certeza uma vantagem
competitiva para quem sair na frente e uma desvantagem para os que não
acompanharem.
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