Internet,
redes sociais e celulares conectados ajudam estudantes a melhorar a
criatividade e a se expressarem melhor. Por outro lado, os jovens têm problemas
na escrita, como a troca da linguagem formal pela informal, a cópia de textos
publicados por outros autores e a dificuldade em ler e compreender textos
longos ou complexos.
As
conclusões fazem parte de um estudo divulgado na terça-feira, 16, pelo Centro
Pew de Pesquisas de Internet. A pesquisa foi feita com 2.462 professores do
Ensino Fundamental e do Ensino Médio nos Estados Unidos, em Porto Rico e nas
Ilhas Virgens.
Entre
nove habilidades de escrita avaliadas, os estudantes tiveram melhor desempenho
em estruturar raciocínios ao escrever textos e em considerar diferentes pontos
de vista na hora de tratar de determinado assunto.
Dos
professores entrevistados, 96% afirmam que as ferramentas digitais permitem aos
estudantes compartilhar o que escrevem com um grupo maior e mais variado de
pessoas, enquanto 79% também apontam o aumento da colaboração positiva entre os
alunos.
O aumento da exposição do trabalho incentiva os jovens a investirem
mais tempo e atenção no que escrevem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário