quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Fidedignas


Por Fábio Sabbag

Como todos já sabem a importância das provas no ambiente gráfico, pulemos então alguns quesitos para ir ao encontro das reais necessidades. Oliver Povareskim, diretor da Povareskim, avisa que a utilização de prova é primordial para uma boa impressão. E alerta que o empresário gráfico, em alguns casos, está abrindo mão dessa ferramenta tão importante. “Isso acaba gerando um custo de até 35% a mais de gasto de material. Provas virtuais não são comparáveis, pois o resultado é muito relativo, sujeito a inúmeras variáveis que, às vezes, não é de conhecimento ou domínio do gráfico ou operador. Por isso, as provas físicas ainda são importantes”, avalia.

Para Kesler Santos, responsável pela linha de produtos Prinect, o setor de provas precisas de soluções e recursos para interagir com as diferentes necessidades de cada trabalho. “Alguns clientes aceitam softproof, outros exigem uma prova contratual, alguns exigem uma prova de layout ou uma prova feita em impressora digital no mesmo papel utilizado na produção. Tudo isso é possível com a solução Prinect Color Proof Pro. A evolução dos programas, da matéria-prima e dos equipamentos transformou o gerenciamento de cores em uma realidade. Grandes projetos exigem sistemas de provas eficientes”, alerta.

Norbert Henry Carvalho Otten, gerente de produtos de impressoras de grande formato da HP, diz que a necessidades do setor de impressão de provas atualmente é alta produção sem perder a qualidade e a confiabilidade na prova impressa.

Evelin Wanke, especialista de produtos Epson na linha de grandes formatos, explica que é preciso ter uma impressora de qualidade e um software eficiente, combinado ao serviço de gerenciamento de cores que proporciona inúmeras vantagens às empresas do ramo gráfico. “Vale a pena realizar uma pesquisa e coletar referências sobre soluções e profissionais que prestam serviços de gerenciamento de cores para que o melhor resultado seja obtido”, completa.

Vlamir Marafiotti, gerente de produto Prepress - hardware e software, e Claudio Gaeta, gerente de produto, ambos executivos da Agfa, acreditam que as gráficas, de um modo geral, estão em busca de algo que dê um diferencial para seus clientes. “Esse diferencial está na garantia e na necessidade de entregar um produto que esteja de acordo com a qualidade, prazo e credibilidade de automação que um sistema de provas e qualidade em cores pode oferecer. Assim, há a garantia da tranquilidade do empresário gráfico e, consequentemente, clientes satisfeitos”, dizem.

Marafiotti e Gaeta, falam que a Agfa oferece um plano de consultoria de cores voltado para a aplicação de padrões e certificações baseados na norma ISO 12647, onde todo o processo gráfico é analisado por profissionais altamente especializados e capacitados e que implementam toda a parte de qualidade de impressão convencional ou digital, provas impressas contratuais e sistema softproof por monitores calibrados, “atendendo as necessidades da gráfica e capacitando os profissionais que darão a continuidade da manutenção do sistema de gerenciamento de cores. Isso só é possível por meio de recursos de gerenciamento de qualidade que mantêm e certificam as provas e, se necessário, a impressão, garantindo a qualidade do processo. No final, a gráfica recebe um relatório com todos os valores de todos os processos com a certificação Agfa ISO 12647”, detalham.

Cristiano Santos, gerente de marketing da Xerox, diz que a busca é basicamente por redução dos custos e uma solução que reflita com maior precisão o resultado da produção final.



Sistemas

A Agfa tem como equipamentos para provas contratuais as impressoras da linha Epson Stylus Pro X900 em uma parceria mundial com a empresa Epson.
Povareskim diz que a Povareskim comercializa a linha Epson de grandes formatos para provas de cor e layout, juntamente com soluções adicionais para gerenciamento e ajuste de cor e retícula e tudo o que pode influenciar na qualidade final da impressão.

A Heidelberg comercializa a linha de impressoras Epson e o software Prinect Color Proof Pro. “Esse software pode ser utilizado individualmente (stand alone) ou integrado ao fluxo de trabalho Prinect. O Prinect Color Proof Pro também pode controlar impressoras de prova HP e Canon”, explica Santos.

Para essa demanda, a HP indica toda a linha de grande formato HP Designjet Z, especialmente os modelos HP Designjet Z3200 quando há necessidade de um maior gamut (esta impressora consegue cobrir até 93% da escala Pantone) e precisão em função do espectrofotômetro integrado e a HP Designjet Z5400 para um maior thruput (saída) de provas de impressão. “As impressoras HP Designjet Z2100, Z5200 e Z6200 também são altamente indicadas devido à fidelidade de cores (8 cores) e pelo fato de possuírem espectrofotômetro embutido. Este componente possibilita, inclusive, a análise da impressão e a confecção de seu mapa de cores”, fala Otten.

Evelin cita os equipamentos da Epson: “Temos as impressoras para provas de cor de impressoras offset: Linha 880 / 890: Os modelos são: SP3880 - impressora de 17” com a capacidade de impressão de folhas; SP7890 - impressora de 24” com a capacidade de impressão de folhas e rolos; SP9890 - impressora de 44” com a capacidade de impressão de folhas e rolos; SP11880 - impressora de 64” com a capacidade de impressão de folhas e rolos. Esta linha possui impressora de 8 cores (cyan,vivid magenta,yellow, black, light cyan, light vivid magenta, light black, light light black), com tintas Epson UltraChrome K3. K3 são três níveis de preto (black, light black e light light black) que proporcionam uma maior gradação de tons de cinza e sombras. As tintas magentas são especiais. Denominadas de VM (vivid magenta), elas possuem tons mais fortes do que as tintas magentas encontradas no mercado, o que proporciona a reprodução de Pantones especiais, como violetas e azuis. Essas impressoras possuem cabeças de impressão micro piezo, com cristais piezo elétrico. Já na linha 900 os modelos são: SP4900 - impressora de 17” com a capacidade de impressão de folhas e rolos; SP7900 - impressora de 24” com a capacidade de impressão de folhas e rolos; SP9900 - impressora de 44” com a capacidade de impressão de folhas e rolos. Todos os requisitos encontrados na linha 880 são também encontrados na linha 900. O que muda são o número de cores da linha 900: 10 cores (cyan,vivid magenta,yellow, black, light cyan, light vivid magenta, light black, light light black, orange, green), com tintas Epson UltraChrome HDR K3. É possível imprimir uma maior gama de cores nessas impressoras, principalmente tons de vermelho, laranja e verde”, detalha.  


GRAPHPRINT: Há lançamento voltado para a impressão digital?

Agfa
“O sistema Apogee Color está preparado para controlar e dar saída nos mais diversos tipos de digitais do mercado. Para o sistema de impressão digital da Agfa Jeti e Anapurna, que possibilitam a impressão diretamente nos diferentes substratos usados pelo cliente, temos o sistema Assanti, que faz o gerenciamento do fluxo de trabalho de diversas impressoras digitais e ao mesmo tempo faz controle de gerenciamento de cores para todas as máquinas conectadas a ele”, dizem Gaeta e Marafiotti. 

Epson
“Os lançamentos mais recente são as impressoras Epson Stylus Pro da Série 900. Os diferenciais são: reprodução da maior gama de Pantones do mercado; alta velocidade de impressão e alta resolução”, conta Evelin. 

Heidelberg
“Sim, a Heidelberg integrou no seu software de gerenciamento de workflow, Prinect Prepress Manager, os recursos do software Color Proof Pro com gerenciamento de cores e driver para impressão em impressoras digitais Heidelberg Linoprint; HP Indigo, Konica Minolta e Canon. Todo o fluxo de trabalho pode ser integrado em um único sistema, gerenciando todo o processo de preparação do PDF, fluxo de aprovação via web, impressão de prova, softproof, gravação de chapa, CIP4 e impressão digital”, fala Santos.

HP
“A HP Designjet Z5400 é o mais novo lançamento da linha. Seus diferenciais são velocidade e baixo custo de propriedade”, indica Otten.

Povareskim
“Acredito que sem um software de nível de excelência não adianta ter o melhor equipamento. A Povareskim tem, por tradição, expertise em cores e, dessa maneira, anunciamos como nossa mais recente novidade o Chromedot Tone Carbon, um aplicativo compatível à realidade das empresas brasileiras, que têm necessidade de investir, porém, não detêm alto capital para isso. O custo desse aplicativo vai de R$ 900,00 a R$1990,00 e, basicamente, ele é responsável por criar fluxos de controle de cor de acordo com normas internacionais voltadas aos segmentos de fine art e fotografia. Pudemos desenvolver tal solução e com um baixo custo porque trabalhamos como desenvolvedores de tecnologia também”, explica Povareskim.

Xerox

“Tivemos diversos lançamentos dentro de 2013, tais como a C75, J75, IGen 150 e outros mais virão em 2014”, fala Santos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário