quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Maioria dos empresários das micro e pequenas indústrias tem visão otimista sobre 2014

Apesar da expectativa positiva, os Indicadores que medem o desempenho das MPIs não registram resultados expressivos em 2013

A pesquisa Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria de São Paulo, encomendada pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria de São Paulo (Simpi), indica que os dirigentes das MPIs esperam que 2014 seja melhor que o ano anterior para a realização de negócios.

A 10ª rodada aponta que 48% dos entrevistados acreditam que esse ano o desempenho das suas empresas será mais positivo, em relação ao ano passado. Esse comportamento é reflexo dos resultados obtidos em 2013, que não foram expressivos em nenhum dos Indicadores da pesquisa Simpi.

Ao fazer um balanço dos Indicadores de Atividade Empresarial entre março, quando a pesquisa foi lançada, e dezembro de 2013 é possível detectar estabilidade, com média de 57,5 pontos. Na análise mês a mês, setembro registrou a melhor média, 59,4 pontos; enquanto que dezembro acusou o pior resultado, 57 pontos.

No que se refere ao indicador de Atividade Econômica, os negócios registrados durante o ano passado foram caracterizados por sua estabilidade e a média anual foi de 57,2 pontos. Março registrou a melhor média, 60,4 pontos; ao passo que junho ficou com o pior resultado, 52,1.

O Indicador de Empregos também permaneceu estável em 50,5 pontos e sinaliza para uma acomodação no ritmo de abertura e fechamento de vagas das micros e pequenas indústrias do Estado. A média mais alta registrada no período foi de 53,1 pontos, em novembro, enquanto que o pior resultado, 49,2, foi observado no mês de junho.

Por sua vez, o Indicador de Investimento vem registrando movimento de queda desde agosto de 2013. Seu melhor momento foi detectado em agosto, 26,7 pontos, ao passo que dezembro registrou o pior resultado do ano, 19 pontos.

O Indicador de Custos registra movimento de queda em dezembro 55,4, pontuação próxima à média anual, 54,4 pontos. O melhor desempenho foi verificado em março, que foi de 60,8, enquanto que o pior resultado, 49 pontos, foi observado no mês de agosto. O resultado indicador comprova que as condições de custos para as empresas se manteve favorável durante o ano.

Concorrência com importados

O estudo também mostra que 84% dos entrevistados que concorrem com produtos importados, considera a concorrência desfavorável, 10% superior ao registrado na rodada anterior. Apesar da visão negativa registrada em dezembro, a análise mês a mês revela que setembro foi índice para os empresários, com 87%.

A pesquisa

A pesquisa do Indicador de Atividade das Micros e Pequenas Indústrias de São Paulo, encomendado pelo SIMPI e efetuada pelo Datafolha, foi realizada entre os dias 4 e 23 de dezembro, com 305 micro e pequenas indústrias paulistas. São consideradas micros as indústrias que empregam até nove funcionários, e pequenas, de 10 a 50 trabalhadores registrados.

A íntegra das dez pesquisas realizadas pelo SIMPI e Datafolha, desde março, estão disponíveis no site da entidade (www.simpi.org.br).

Sobre o Simpi


Fundado em 14 de dezembro de 1988, o Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo (SIMPI-SP) representa as micros e pequenas indústrias com até 50 trabalhadores, que correspondem a 95,2% de todas as indústrias paulistas. São 280 mil empresas responsáveis por 1,5 milhão de empregados diretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário