terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Com recursos gráficos acentuados, livro “Pantanal Terra e Água”, de Marcelo Krause, foi impresso pela Ipsis

Após retratar as belezas de Mares Tropicais, o premiado fotógrafo Marcelo Krause lança na capital paulista, seu terceiro livro, intitulado Pantanal Terra e Água. O livro conta com o apoio institucional da AkzoNobel, especialista em tintas, revestimentos e especialidades químicas.

O ambiente, como o próprio autor descreve, era desafiador: “fotografar no Pantanal foi uma experiência muito prazerosa que demorou alguns anos. A obra traz mais de 250 fotos, cada uma com um descritivo e curiosidades sobre o animal retratado.

O livro é editado pela Underwater Books, conta com 250 páginas e será vendido pelo preço sugerido de R$ 149,00 com exclusividade nas Livrarias da Vila ou pelo site da editora (http://www.underwater.com.br/).

“O livro é um acervo de fotos da região do Pantanal. É um dos poucos lugares no Brasil com o título de Patrimônio da Humanidade conferido pela UNESCO.  O título “Terra e Água” deve-se ao fato de que estão retratados no livro não somente os animais terrestres, mas também grande parte do ambiente subaquático do Pantanal. Com quase 300 espécies de peixes, os rios do Pantanal apresentam uma vida subaquática riquíssima. Algumas das fotos que ilustram o livro foram premiadas em importantes concursos nacionais e internacionais, tais como o NHM/BBC WildlifePhotograheroftheYear, o Festival Mondial de L’imageSous-Marine e o concurso Avistar de fotografias de aves”, explica Krause.

Por ser um produto nobre, impresso pela Ipsis (3.000 exemplares), entrevistamos o autor para mostrar como o livro foi planejado em termos de artes gráficas.   


GRAPHPRINT: O livro conta com acabamento gráfico diferenciado? 

Krause: No quesito acabamento gráfico, o grande diferencial deste livro é o papel de capa, o LynelFurGazelle. Um papel que remete à pele de um animal, tanto visualmente como na textura. Foi aplicado um baixo relevo no nome do livro e autor, e uma foto adesivada completa a capa. O resultado ficou surpreendente e impressiona.



Entrevistado: Marcelo Krause

GRAPHPRINT: Qual a principal dificuldade de imprimir um livro nobre no Brasil?

Krause: Acho que o custo é a principal dificuldade. Uma carga exagerada de impostos, principalmente em produtos importados e de alto padrão. A gráfica tem que colocar esse peso de impostos no orçamento do livro, o que acaba inviabilizando muitos projetos.

GRAPHPRINT: Enxerga as gráficas brasileiras prontas para demandas com alto valor agregado? Por quê?

Krause: Sim. Já imprimi com três gráficas diferentes e todas mostraram um resultado de qualidade. As máquinas usadas por essas gráficas aqui no Brasil são de ponta e os operadores têm bastante experiência.

GRAPHPRINT: O insumo papel veio de qual fabricante? Qual seu diferencial?

Krause: Usamos um papel voltado para impressão de livros de arte, o couché fosco Garda Pat Kyara 135gramas, importado da Itália. É um papel bem encorpado e aveludado ao toque. Ele parece ter uma gramatura muito maior do que 135 gramas. Aplicamos verniz à base d’água fosco na totalidade da página. Visualmente, o papel também produz resultados ótimos. 

GRAPHPRINT: Quais foram as principais dificuldades em relação à impressão?

Krause: Um grande desafio é aprovar um projeto de livro na lei de incentivo que permita um acabamento mais refinado. No caso deste livro, por exemplo, fizemos questão deste acabamento mais refinado e, por isso, houve a necessidade de completar o orçamento com verba própria.
Em minha opinião, a produção de um livro de qualidade não está em um ou outro fator chave, mas sim na soma de vários pequenos detalhes que, no fim, produzem um resultado de excelência. É um trabalho de equipe; um conjunto de talentos.
O primeiro passo é uma fotografia de qualidade. Não dá para fazer milagre com fotos tremidas, fora de foco ou sem resolução. Depois vem o trabalho de pré-impressão, a preparação das imagens e transformação no perfil de cores CMYK a ser impresso.  O formato do livro, tamanho, tipo do papel e acabamento refletem na qualidade final.

A gráfica também tem boa parte da responsabilidade, uma vez que o que foi visto nas provas tem que estar igual, desde o primeiro até o último exemplar.  

Lançamento Pantanal Terra e Água, de Marcelo Krause
Data: 11/02/2014
Dia: Terça-feira
Horário: das 19h às 22h
Local: Livraria da Vila     
Endereço: Alameda Lorena, 1.731 – Jardim Paulista 

Coletânea de imagens (Crédito: Marcelo Krause)







Nenhum comentário:

Postar um comentário