quinta-feira, 20 de março de 2014

Dscoop9: Onde moldes quebrados viram sinônimos de enquadramentos simétricos

Por Fábio Sabbag, editor da GRAPHPRINT, que viajou a convite da HP

Na Flórida (EUA), mais precisamente em Orlando, onde os mundos de ontem, hoje e amanhã preenchem a atmosfera local, aconteceu a nona edição do Dscoop, um evento proporcionado pela HP

 Público prestigia apresentação durante Dscoop9. Evento colocou grandes líderes da impressão digital para compartilharem ideias e projetos inéditos

De seis a oito de março, no Gaylord Hotel, temas como desenvolvimento de novos negócios, comoditização, adaptação, gestão e vendas, além do aspecto ambiental, foram efetivamente explanados. Mais de 2500 executivos e 93 empresas parceiras discutiram os caminhos da impressão digital e seus avanços.   

Viajando a convite da HP, tive a feliz oportunidade de vivenciar a entusiasmada busca dos players que prestam serviços de impressão pela nova forma da arte gráfica: a era digital. Pragmático em sua organização, o Dscoop9 teve o dom de conduzir empresários do mundo todo ao mágico universo da impressão digital, onde quebrar moldes, investindo em inovação, se torna o pilar dos novos tempos.

Não se trata, ficou evidente, de uma disputa entre a forma convencional de impressão e a seara digital. Ficou claro em todos os momentos que a HP, aliada à grande quantidade de parceiros, encara o atual cenário gráfico como um celeiro de oportunidades. Presencia-se então, ao decorrer das palestras, e no showcase (um espaço para que as empresas participantes do Dscoop mostrem a miríade de oportunidades existentes ou que ainda não foram criadas), que a HP, fundamentada na Indigo, semeia a inovação, sem subtrair o que já é exercido há longo tempo pela indústria da impressão. A impressão definitiva é complementação.   

Espaço foi pensado para incentivar novos caminhos, com olhar apurado às experiências já vividas por grandes players do mundo digital           

Por três dias, o mantra foi pensar e respirar inovação como foco daqui em diante. Talvez, numa análise pessoal desse editor, tudo o que o evento mais almeja é colocar quem vive (e revive) o mundo da impressão para trocar ideias, dividir experiências, usando e abusando da tecnologia intrínseca às impressoras digitais.

Nesse ponto é possível incluir avanços no uso dos dados variáveis que podem, comprovadamente, aumentar o market share de grandes campanhas publicitárias. Esqueça o dado variável com o nome da pessoa. Falo aqui de evolução sentimental se preciso for. É atuar com dados variáveis que nascem de um centro de Tecnologia de Informação (TI) completo e enfático.   

Fernando Alperowitch diretor do negócio de Indigo para a América Latina da HP: É um ambiente de troca de ideias, compartilhamento de metas e objetivos. O Dscoop proporciona, além de network, relacionamentos diferenciados, identificação de oportunidades e aplicações e novos negócios.”

Em Orlando, no Dscoop9, os empresários respiram (e aspiram) ares para conduzir, por exemplo, a realidade aumentada a aumentar o número de páginas impressas. Num compasso acelerado, as tecnologias que cercam o mercado de impressão podem ser usadas para transformar o papel, ou qualquer outro substrato que pode ser impresso, em plataforma principal. Sem regras, sem exceções sobressalentes.

Espaço Showcase reuniu, além de equipamentos da HP, soluções e serviços de parceiros da fabricante

Participar desta edição do evento deu a sensação de construir uma caixa de ferramentas apta a quebrar moldes não úteis. Mesmo àqueles que ainda servem, foram apresentadas ações que conseguem customizá-los. É um convite com o pretexto de dar uma volta ao mundo sem enquadramento para certos paradigmas.

O trajeto trilhado pela HP, diga-se de passagem, não foi fácil. Consolidar um evento, que hoje é considerado um dos grandes em território americano, - quiçá mundial -, teve seus desafios. “Virou tradição, o Dscoop já é considerado um dos grandes eventos de qualquer indústria nos Estados Unidos. Trata-se de uma evolução do modelo de evento, não é simplesmente uma relação de compra e venda entre fornecedores e clientes. É um ambiente de troca de ideias, compartilhamento de metas e objetivos. O Dscoop proporciona, além de network, relacionamentos diferenciados, identificação de oportunidades e aplicações e novos negócios”, conta Fernando Alperowitch diretor do negócio de Indigo para a América Latina da HP.


Obs: Na edição de abril, leia a matéria completa de cobertura do Dscoop9    

Nenhum comentário:

Postar um comentário