terça-feira, 29 de abril de 2014

Pesquisa Brasileira de Mídia

A primeira edição da “Pesquisa Brasileira de Mídia” traz um retrato representativo e preciso sobre o uso que os brasileiros declaram fazer, atualmente,  dos meios de comunicação social. Continua sendo predominante a presença da TV nos lares do País, apesar do rápido crescimento da internet. Nada menos que 97% dos entrevistados afirmaram ver TV, um hábito que une praticamente todos os brasileiros, com independência de gênero, idade, renda, nível educacional ou localização geográfica.

A internet e o rádio são meios de comunicação também muito presentes na vida das pessoas, ainda que em menor grau: 61% têm o costume de ouvir rádio e 47% têm o hábito de acessar a internet. Já a leitura de jornais e revistas impressos é menos frequente e alcança, respectivamente, 25% e 15% dos entrevistados.

Esse padrão de respostas se confirma quando os entrevistados indicam o meio de comunicação preferido. Ou seja, ainda que usem vários, com qual se tem mais proximidade, por seu conteúdo e características (como mobilidade, dinamismo e custo). O meio de comunicação preferido pelos brasileiros é a TV (76,4%), seguido pela internet (13,1%), pelo rádio (7,9%), pelos jornais impressos (1,5%) e pelas revistas (0,3%) – outras respostas somam 0,8%.

A pesquisa, realizada em outubro e novembro de 2013, também traz dados que permitem observar uma tendência para os próximos anos.

Entre os mais jovens, na faixa de 16 a 25 anos, a preferência pela TV cai a 70% e a citação à internet sobe a 25%, ficando o rádio com 4% e os demais com menções próximas de 0%.

Como em outros países, devemos continuar assistindo também no Brasil a um crescimento da adesão aos meios digitais de comunicação nos próximos anos. A “Pesquisa Brasileira de Mídia” é, portanto, um passo muito importante no aperfeiçoamento das ações que já vêm sendo adotadas pela Secretaria de Comunicação Social (SECOM) da Presidência da República nos últimos anos. Os parâmetros de atuação visam a garantir eficiência, maior visibilidade das ações e dos programas de governo e transparência na alocação dos recursos de publicidade.

Os desafios não são poucos nem pequenos. Novos meios assumem participações significativas na preferência da população, como os canais digitais. Ao governo, cabe estar atento a essas tendências, procurando sempre a maior qualidade na sua comunicação, de forma técnica e transparente.


A partir desta edição, a SECOM pretende repetir, a cada ano, a “Pesquisa Brasileira de Mídia”, tornando-a uma referência tecnicamente sólida e nacionalmente representativa dos hábitos que os brasileiros têm quando ligam a TV ou o rádio, acessam a internet ou abrem os jornais e as revistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário