quarta-feira, 2 de julho de 2014

Índice de confiança do empresário gráfico revela pessimismo

Com exceção das empresas de porte médio, o setor não espera melhoras no ambiente de negócios pelos próximos seis meses. E nem Copa nem eleições contribuem para melhorar as expectativas

O empresário gráfico não está satisfeito com o atual  ambiente de negócios nem espera melhoras pelos próximos seis meses. Tampouco aguarda reflexos positivos de Copa e eleições. Foi o que constatou a última Sondagem da Indústria Gráfica, realizada pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf).

Em um intervalo de 0 a 100, no qual resultados abaixo de 50 indicam pessimismo, as condições atuais dos negócios foram pontuadas em 43,3. Em relação aos próximos seis meses, a nota sobe para 53,4. A ponderação entre ambos fica em 48,3, que perfaz o atual Índice de Confiança da Indústria Gráfica.

O pessimismo é mais acentuado nas gráficas paulistas, cujo Índice é de  46,9, com subíndices de situação atual e de expectativas em 42,5 e 51,2, respectivamente. 
Analisando a amostra por porte, apenas as médias empresas demonstram confiança, com Índice de 53,3. No recorte por principal segmento de atuação, há otimismo entre as indústrias de Cartões (65,2), Embalagens (50,5) e Etiquetas (52,3), todas tipicamente de porte médio.

Na outra ponta, as menos confiantes são as pequenas (45,8), enquanto micros e grandes quase empatam – 48 e 48,3, respectivamente. Dentre os segmentos que mais se sentem ameaçados, destacam-se Impressos de Segurança (44,1), Envelopes (44,6) e Cadernos (45,3).

“O baixo Índice de Confiança tem reflexo direto na disposição de investimento. O que é muito negativo em um cenário no qual o ganho de produtividade constitui o principal desafio da indústria”, comenta Levi Ceregato, presidente nacional da Abigraf, lembrando que o parque industrial brasileiro tem, em média 17 anos, enquanto o alemão, apenas cinco. “Não é o caso da indústria gráfica que, nos últimos seis anos, investiu, em média, US$ 1,3 bilhão anuais em equipamento e tecnologia. Mas é preciso haver equilíbrio para manter essa dinâmica e, em 2013, já registramos uma pequena queda nos investimentos, que ficaram em US$ 1,17 bilhão”, pondera o empresário.

Frente à capacidade da Copa de alavancar negócios, o pessimismo é unânime, com Índice de 39,6. Já em relação às eleições, a expectativa é praticamente neutra, com Índice de 50,2. Localmente, as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste são as mais otimistas com as eleições, pontuando o 57,9, bastante acima da média nacional, enquanto Sul e Sudeste ficam em 46,5 e 49,6, respectivamente.


A Sondagem da Indústria Gráfica é realizada trimestralmente pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf) e, a partir da presente edição, tem abrangência nacional. Foi criada em 2013 e, até o primeiro trimestre deste ano, era realizada apenas em São Paulo. Em função da mudança de abrangência e do curto histórico, não é possível ainda realizar ponderações sazonais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário