segunda-feira, 8 de setembro de 2014

ABIMAQ propõe medidas aos presidenciáveis para reverter processo de desindustrialização

Em jantar realizado em 18 de agosto na ABIMAQ Rio Grande do Sul, o presidente da entidade apresentou a nova diretoria e os projetos de sua gestão

Com o objetivo de promover o debate entre as empresas do setor, a Diretoria Regional RS recebeu o presidente da ABIMAQ juntamente com mais de 70 empresas associadas e convidados para apresentação da pauta do setor e alinhamento sobre a plataforma de trabalho da entidade.

Na ocasião, foi apresentada a publicação “Propostas de Política de Competitividade para a Indústria Brasileira de Bens de Capital Mecânicos”, para subsidiar os programas de governo dos candidatos à presidência da República nas eleições de outubro próximo.

O documento foi detalhado pelo presidente da ABIMAQ, Carlos Pastoriza, durante jantar que contou também com a participação dos deputados Alceu Moreira, Nelson Marquezan Jr, Renato Mollig, Jerônimo Görgen, Ronaldo Zulke, Edson Brum, Jorge Pozzobom, Lucas Redecker, Raul Carrion e Ernani Polo, que debateram os temas propostos.

Pastoriza alertou para o crescente processo de desindustrialização que atinge a atividade, em que a produção nacional de bens de capital mecânicos, que atendia 50% da demanda, há cinco anos, teve sua participação reduzida para 34% em 2013. O Brasil, que na década de 80 era o quinto maior produtor mundial, hoje ocupa o 14º lugar - o último entre os fabricantes mais importantes.

Para Pastoriza, o tempo está ficando curto para reverter este quadro. “Se isso não ocorrer no próximo governo, chegaremos a uma situação de não retorno”, alertou.
As propostas da ABIMAQ incluem uma série de ações que têm como finalidade retomar a competitividade do setor em função dos elevados custos de produção decorrentes do Custo Brasil e do desequilíbrio cambial, apontou Pastoriza.


O vice-presidente da ABIMAQ RS, Hernane Cauduro, destacou as atividades desenvolvidas pela regional da entidade, em apoio aos associados. Além disso, Cauduro destacou a criação da Assembleia Legislativa da Frente Parlamentar em Apoio à Indústria de Bens de Capital, apresentando o estágio atual da tramitação dos projetos de lei realizados em parceria com a Frente Parlamentar, com o intuito de regular a margem de preferência para conteúdo local, e o Desenvolve RS, articulação de entidades de classe afins em projetos para aumentar o conteúdo local nos fornecimentos de máquinas e equipamentos para os novos projetos industriais e a constituição do Arranjo Produtivo Local (APL) dos fabricantes do setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário