quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Klabin realiza trabalho para a conservação da biodiversidade no Paraná

A preservação da biodiversidade faz parte do dia a dia das atividades realizadas pela Klabin. Exemplo disso é o trabalho realizado no Parque Ecológico, mantido na Fazenda Monte Alegre, no Paraná. Atualmente, a área do parque protege espécies ameaçadas de extinção, promove atividades de educação ambiental e realiza pesquisas científicas sobre a vida silvestre.

Com 11 mil hectares, dos quais sete mil são considerados matas nativas, o Parque Ecológico abriga 200 animais de 50 espécies diferentes, como o Puma, o Veado Catingueiro e a Anta Brasileira. Os animais que ainda não possuem condições para voltar ao meio silvestre, ficam abrigados no parque, onde diversas ações são realizadas para garantir a reprodução dessas espécies.

O trabalho de reprodução em cativeiro vem alcançando evoluções significativas. Neste ano, o parque celebrou o primeiro nascimento natural de um filhote do veado-bororó, que está em grande risco de extinção na região devido à perda de seu habitat e à caça. Esta conquista tem valor especial, já que a espécie veado-bororó reproduz apenas um filhote por ano, em virtude da gestação da espécie ser de aproximadamente sete meses de duração.

Além de todo comprometimento com a reprodução em cativeiro, o Parque Ecológico trata ainda de animais vítimas de atropelamento nas rodovias e estradas da região. Levados para tratamento no hospital veterinário no parque, os animais têm a oportunidade de recuperação.


Criado em 1980, o parque reflete o trabalho e a preocupação da empresa na conservação da biodiversidade na região, além de promover a educação ambiental aos estudantes de escolas da região, colaboradores da empresa e comunidade em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário