quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Congraf Embalagens investe em redes sociais especializadas

A Congraf Embalagens tem aderido a iniciativas responsáveis para informar o mercado sobre seu desempenho socioambiental, administrando seu próprio perfil de sustentabilidade e também de gestão, por meio do uso de ferramentas online que permitem inclusive envolver e monitorar sua cadeia de suprimentos de forma interativa e transparente.

A administração da empresa acredita que incluir essas ações em suas estratégias, torna a empresa mais competitiva no mundo globalizado atual e que tais iniciativas garantem a boa reputação da organização no mercado, impulsionando sua eficiência, inovação e reduzindo os riscos do negócio ao criar novas oportunidades.

Uma das ferramentas utilizadas é o Ecodesk (www.ecodesk.com/sustainability/8406), uma plataforma online, global, que permite a qualquer organização pesquisar, publicar, analisar e comunicar seu desempenho sustentável concentrados em um único lugar. Funcionando como uma rede social sustentável, o Ecodesk permitiu a Congraf publicar de forma confiável aos seus clientes e interessados, qual o total de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) convertidos em Toneladas de Carbono equivalente (Ton. CO2e) foram emitidos em função de suas operações nos anos de 2012 e 2013, usando como base para este cálculo a metodologia internacionalmente utilizada, definida pelo “GHG Protocol”. 

Permitindo assim, a análise do impacto de suas atividades no meio ambiente e o estabelecimento de metas internas para redução de suas emissões, nos aspectos envolvidos ao consumo de energia elétrica, utilização da água, queima de combustíveis, geração de resíduos, entre outros.

Outra ferramenta que a fabricante de embalagens adotou com função relacionada é o Sedex Global (www.sedexglobal.com/pt-br), uma plataforma internacional de colaboração para o compartilhamento de dados sobre cadeias de suprimento éticas, que constitui uma inovadora e eficiente solução de gestão de cadeia de suprimentos, dedicada ao fomento a melhorias em práticas de negócios responsáveis, ajudando também a reduzir riscos, proteger a reputação da empresa e aprimorar práticas. A ferramenta se apresenta como um banco de dados online seguro, que permite aos membros armazenar, compartilhar e prestar contas sobre informações em quatro áreas: normas trabalhistas, saúde e segurança, meio ambiente e ética comercial, com o objetivo de estimular o aprimoramento contínuo em práticas de responsabilidade social. Nessa plataforma, os membros podem acessar os dados dos demais afiliados. Atualmente há muitas empresas brasileiras cadastradas no site da Sedex Global, compartilhando suas informações na rede.


“A decisão de participar de redes de compartilhamentos como essas, demonstram o quanto estamos comprometidos com a transparência das nossas ações, assumindo nossas responsabilidades em melhorias com as questões sustentáveis. Essas informações fortalecem nosso comprometimento e reputação não só com o mercado, mas com a sociedade em que estamos inseridos. Medir, controlar e procurar reduzir nossos impactos não é mais um desejo e sim uma realidade em todos os mercados atuais. Nós acreditamos verdadeiramente que só assim será possível avançar de maneira coerente com nossos princípios e garantir a competitividade da Congraf”, explica Sidney Anversa Junior, Diretor Industrial da Congraf Embalagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário