terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Consultoria Nielsen BookScan aponta avanço no setor de livros impressos nos EUA, Reino Unido e Austrália

O mercado de livros impressos ganha fôlego e aumenta as vendas nas grandes livrarias dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, de acordo com levantamento feito pela inglesa Nielsen BookScan e matéria publicada pelo Financial Times. Nos EUA a alta foi de 2,4%, acumulando 635 milhões. Já Reino Unido houve recuo de 1,3%, o que representa recuperação, pois em 2013 as vendas recuaram 6,5%.

No levantamento, a rede de livrarias britânica Waterstones foi citada como uma das que comemorou a melhoria do setor com alta de 5% nas vendas de livros impressos, em dezembro. Números que ilustram uma retomada do espaço antes ocupado integralmente pelos livros de papel paralelamente ao enfraquecimento das vendas de e-books, haja vista que os resultados de comercialização das publicações eletrônicas têm recuado.

Para Luis Iglesias, diretor de Artes Gráficas da Xerox, essa tendência tem alinhamento com as novas oportunidades proporcionadas pelas tecnologias de impressão digital, que tornam o processo de publicação de livros em curtas e médias tiragens, muito mais ágil e econômico. “Impressão Digital é uma solução viável para as editoras, que enfrentam cotidianamente o desafio do crescimento da diversidade de títulos e públicos com publicações de livros com tiragens cada vez menores”, explica Iglesias.

“A possibilidade de personalização, aliando-se a uma diversidade de gramaturas e substratos, permite que a tecnologia digital agregue muito na indústria editorial, universo que engloba tendências que vão dos trade books e livros corporativos ao conteúdo didático e materiais escolares. O digital proporciona flexibilidade e produtividade ao ambiente de produção gerando oportunidades de receita com pequenas tiragens e personalização”, complementa Iglesias que tem experiência acumulada em décadas de atuação no mercado gráfico e no desenvolvimento de soluções de impressão digital.


Segundo o diretor da Xerox, a impressão digital possibilita até mesmo que as editoras lancem títulos específicos em pequenas tiragens para testar a aceitação dos consumidores nas livrarias. Direcionando, desse modo, a produção de acordo com a demanda. A Xerox tem na linha de frente do portfólio de equipamentos para impressão de livros, uma diversidade de soluções de impressão e gestão de fluxo de trabalho, seja em cor, P&B e até mesmo Inkjet, com capacidades de produção escalonáveis para atender a qualquer necessidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário