segunda-feira, 6 de abril de 2015

Suzano Papel e Celulose cria projeto de qualidade de vida contra o sedentarismo

Ao identificar que boa parte do quadro de colaboradores da Unidade Limeira (SP) tinha sobrepeso e eram sedentários, a Suzano Papel e Celulose criou no ano passado o Programa Sob Medida. A proposta era oferecer acompanhamento médico, nutricional e físico para um grupo de 30 pessoas que poderiam candidatar-se livremente a participar.

As vagas do projeto piloto foram rapidamente preenchidas e os participantes foram divididos em grupos e passaram por exames, avaliações médicas, orientação alimentar e acompanhamento com um personal trainer para o trabalho de condicionamento físico, que englobou caminhadas, corridas e alongamentos com uma frequência mínima de três vezes por semana. O resultado foram 115 quilos perdidos ao longo de 90 dias durante o projeto piloto, sendo 16 quilos a perda máxima de uma pessoa.

O Gerente de Produção de Papel, Alexandre de Oliveira Cremonesi, emagreceu 12 quilos. “Estava me sentindo desmotivado, desanimado e precisava mudar minha qualidade de vida. Depois do programa, com o sono melhor, tenho mais disposição”, conta.
Para Katia Regina Soares Rodrigues, técnica de apoio ao desenvolvimento e excelência operacional da Unidade Limeira, a participação no programa vai ficar para o resto da vida. “Eu não estava satisfeita com o meu padrão de vida, com a minha alimentação. Quando tive conhecimento do que o programa previa, achei que podia mudar isso e foi o que realmente ocorreu. No trabalho, agora o ânimo é outro, tenho outra disposição”, conta.

Em formato de gincana, a equipe vencedora é a que mais emagrece ao longo de 90 dias e cada um dos participantes leva para casa uma bicicleta. O sucesso do Sob Medida em Limeira fez com que a Suzano estendesse o programa para as Unidades Mucuri (BA), Suzano (SP) e Imperatriz (MA), envolvendo 147 colaboradores no primeiro ano que, juntos, emagreceram 450 quilos em 2014.

“O grande desafio do programa Sob Medida foi tirar os colaboradores do sedentarismo e inseri-los na prática regular de atividade física. Fiquei muito satisfeito com os resultados obtidos pelos colaboradores. Todos atingiram suas metas e os objetivos do programa”, diz o preparador físico Marcelo Rodrigues Campos.
Embora o sobrepeso tenha diversas causas, o sedentarismo e a alimentação inadequada são as mais frequentes. “Perder 5, 10 ou 15 quilos e manter a rotina de uma alimentação equilibrada parece muito difícil, mas não é. Isto ficou claro com os participantes deste programa de qualidade de vida, que se transformou em uma competição saudável e divertida entre equipes, que alcançaram o objetivo da perda de peso e medidas”, afirma Danilo Garcia, gerente de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida da Suzano.


O Sob Medida terá continuidade em 2015 e vai buscar abranger cada vez mais colaboradores. Em Limeira, a Suzano lançou também o Sob Medida Kids para filhos de colaboradores com idades entre 5 e 9 anos que passaram por acompanhamento nutricional. A ideia é que esta modalidade seja estendida também às famílias. O projeto piloto já conta com 50 participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário