segunda-feira, 24 de agosto de 2015

De 06 a 08 de outubro, no Transamérica Expo Center (SP), acontecerá o 48º Congresso Internacional de Celulose e Papel

O 48º Congresso Internacional de Celulose e Papel, promovido pela ABTCP – Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel, que acontecerá entre os dias 06 e 08 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, ganha cada vez mais importância e reforço, graças aos trabalhos apresentados, que visam destacar as mais recentes tecnologias e tendências do setor.

Este ano, o Congresso trará uma particularidade em suas sessões técnicas: boa parte dos trabalhos será apresentada por pesquisadores de renome mundial, ligados a instituições como Associação da Indústria Papeleira de Portugal, das Universidades Federais de Viçosa e do Paraná, entre outras.

“O Congresso é fundamental para dar visibilidade aos trabalhos que são desenvolvidos pelos técnicos do setor. Acredito que essa troca de informações vem acontecendo ao longo dos anos, porque as pessoas que estão no Congresso são capacitadas e têm muito conhecimento para transmitir”, comenta Francisco Valério, presidente do Congresso.

Os seguintes especialistas apresentarão trabalhos técnicos durante o 48º Congresso de Celulose e Papel da ABTCP: Nilda de Fátima Ferreira Soares, reitora da Universidade Federal de Viçosa; Marta Souto Barreiros, engenheira florestal da Celpa – Associação da Indústria Papeleira de Portugal; Giancarlo Pasquali, Pesquisador Colaborador na UFRGS, que atua com clonagem e caracterização de genes de urease de plantas; Jorge Luiz Colodette, professor titular da Universidade Federal de Viçosa; Luiz Ramos, Professor Associado do Departamento de Química da UFPR – Universidade Federal do Paraná; Michael Paleologou, canadense especialista em Análises Químicas, Biomassa, Papel Industrial e desenvolvimento de produtos pela FPI; Juan Carlos Villar Gutiérrez, especialista da Caracterização de novas matérias-primas celulósicas, procedimentos menos contaminantes de obtenção de pasta, biotecnologia aplicada na indústria do papel pela INIA; Katsuyuki Kadota, pesquisador Senior da Oji Holdings Corporation.

Este ano, o tema do Congresso estará voltado ao binômio “Inovação e Competitividade” e, paralelamente, acontecerá a 1ª Conferência Ibero-americana sobre BioEconomia, evento realizado simultaneamente e em conjunto com o ABTCP 2015 com foco em Economia, Energia e Materiais Bio-inspirados – BEM 2015, organizado pela Riadicyp - Red Iberoamericana de Docencia e Investigación en Celulosa y Papel.

Para Song Won Park, da Universidade de São Paulo (USP), e que presidirá esta 1ª Conferência Ibero-americana sobre BioEconomia, o Congresso da ABTCP intensificará o relacionamento entre profissionais do setor, além da exposição de trabalhos científicos de diversos países ibero-americanos. “A iniciativa, por parte dos integrantes da Riadicyp em estarem no Congresso da ABTCP, certamente colaborará para um enriquecimento dos diversos assuntos já tradicionalmente abordados anualmente pela Associação”, afirma Park.


O programa oficial do 48º Congresso Internacional de Celulose e Papel já está disponível no http://abtcp2015.org.br/wp-content/uploads/2015/07/quadro_resumo_ABTCP2015.pd

Nenhum comentário:

Postar um comentário