quinta-feira, 25 de junho de 2015

Xerox inicia campanha com vídeo para marcar 50 anos de atuação no Brasil

Em ação para marcar os 50 anos de atividades no Brasil, a Xerox lança campanha com vídeo mostrando as inovações em serviços inteligentes.  

É o que a Xerox chama de reengenharia de negócios, a essência da empresa.

Ao longo de 2015 a Xerox promoverá diversas atividades para celebrar meio século de atuação no Brasil com seus funcionários, clientes e parceiros que também fazem parte dessa história.


Confira o que é na prática a reengenharia de negócios da Xerox: 

www.youtube.com/watch?v=XxSV7no_Z0c.

Klabin lança Relatório de Sustentabilidade 2014

Em sua 16ª edição, publicação traz informações sobre as atividades da empresa nas dimensões social, ambiental e econômica

A Klabin lança seu Relatório de Sustentabilidade 2014, onde relata e ilustra os aspectos mais relevantes da gestão da companhia. O trabalho abrange os resultados obtidos no último ano, as práticas adotadas para alcançá-los e as perspectivas para o futuro.

A publicação, em sua 16ª edição, inova ao reforçar o foco nos temas materiais, com os tópicos de maior relevância para a gestão estratégica da sustentabilidade, e que foram detectados por meio de um amplo trabalho de consulta aos diversos públicos de interesse, o que contribuiu diretamente para a construção da Matriz de Materialidade da empresa.

Entre os principais destaques, estão o plano de ação socioambiental para o desenvolvimento territorial dos municípios influenciados pelo Projeto Puma, nova fábrica de celulose em construção na cidade de Ortigueira (PR); o apoio na conquista da certificação florestal para um grupo de 42 produtores rurais fomentados da região do Médio Rio Tibagi (PR), que reconhece o plantio responsável e confere benefícios para toda a cadeia produtiva; e o reconhecimento de boas práticas de manejo florestal pelo Carbon Disclosure Project (CDP), importante organização internacional sem fins lucrativos, dedicada à sustentabilidade.       

O relatório também traz os investimentos na ampliação do uso de fontes renováveis na matriz energética. Nos últimos anos, a Klabin tem substituído progressivamente o óleo combustível pela biomassa (resíduos vegetais da operação florestal) na alimentação das caldeiras, alcançando, em 2014, o índice de 86,5% na utilização de fontes renováveis para a geração de energia.

Essas e outras iniciativas sobre a atuação sustentável da Klabin estão disponíveis no Relatório de Sustentabilidade 2014, elaborado com base nas orientações da Global Reporting Initiative (GRI), organização não-governamental referência em metodologia para a prestação de contas aos públicos de interesse de corporações do mundo todo.


Acesse a versão completa no relatório: klabin.com.br

VSP tem exclusividade na distribuição da linha GUARRO no Brasil


A VSP Papéis Especiais passa a ser distribuidor oficial e exclusivo da linha GUARRO CASAS no Brasil. 

A linha Guarro é composta por papéis com fibra longa, lisos ou gofrados coloridos na massa, materiais vinílicos (PVC) de alta resistência com acabamento brilho e fosco e tecido especial 100% rayon, ambos recobertos com uma base de celulose.


De acordo com a VSP, os papéis para revestimento lidam com todas as formas de acabamento e são indicados para produção de materiais promocionais, pastas, relatórios anuais, capas de livros, agendas, moleskines e embalagens de luxo. 

“Essa exclusividade visa à melhoria continua de relacionamento com o mercado, a ampliação da divulgação e o aprimoramento do serviço e suporte, que facilitará a logística no país”, ressalta Márcia Lima, coordenadora de Marketing da VSP.

Tecnologia HP suporta duas novas exposições de arte da Panamericana Escola de Arte e Design

Em mais uma iniciativa dentro do escopo da parceria anunciada no início de 2015 entre a HP e a Panamericana Escola de Arte e Design, duas mostras de arte trazem peças impressas em equipamentos para impressões de grandes formatos da HP. A Exposição 

“Estamparia Moulage” destaca o talento e a ousadia dos alunos do curso de Design de Moda, enquanto a “Elementos”, do fotógrafo Máximo Jr e do visagista Emerson Murad, traz fotografias expostas em painéis gigantes com foco nos quatro elementos da natureza.

Com abertura marcada para 25 de junho, a Exposição Estamparia Moulage revela peças produzidas em sala de aula, com acompanhamento e supervisão dos professores. A ideia era que os alunos criassem projetos criativos de  estampas para tecidos de 2,5 metros que, após a impressão em equipamentos HP Látex Série 300 ficarão expostos em manequins até 07 de agosto.


Aberta ao público entre 30 de junho e 17 de julho, na unidade Groenlândia (SP), a exposição das imagens traz à tona uma preocupação relacionada aos temas preservação e sustentabilidade. Assim como a mostra, o livro tem o objetivo de despertar no público a necessidade de conservar e preservar as riquezas naturais brasileiras. As fotografias, que mostram mais de 30 modelos profissionais e artistas convidados representando terra, água, fogo e ar, foram impressas com a impressora de grandes formatos para fotografia HP DesignJet Z6800 – que oferece uma ampla gama de cores e brilho uniforme, rica densidade e transições suaves em impressões que duram até 200 anos.

Congraf produziu a nova embalagem da Vodka Premium da Stolichnaya

A Stolichnaya do Brasil acaba de desenvolver uma embalagem para o seu carro chefe no país, a Stoli THE VODKA. O lançamento deve contribuir para o novo posicionamento da marca e para a nova campanha do produto. A embalagem será utilizada também como ferramenta de marketing, agregando valor e transmitindo com impacto a imagem do produto premium. Por isso, recebeu acabamentos especiais como laminação fosca na frente e aplicação de verniz UV Brilho com reserva, além de relevo seco. Tais atributos valorizam a aparência e transmitem a sensação de luxo.

“A qualidade da impressão é surpreendente, o que nos deixa satisfeitos uma vez que o cartucho será utilizado em supermercados e é de fundamental importância por substituir o produto na prateleira. O custo x benefício também foi muito importante em nossa decisão pela Congraf”, explica Guilherme Luiz, responsável pelo Marketing da Aurora Fine Brands, importadora oficial da Stolichnaya no Brasil.

A embalagem foi produzida pela Congraf em cartão duplex e impressa em quatro cores. “Pensamos na segurança do acondicionamento e do transporte, por isso realizamos ajuste de reforço no fundo automático, oferecendo resistência e garantindo a integridade ao produto”, relata Cesar Costa, Designer de Embalagens da Congraf.

Laboratório do Sinpacel tem ensaios em papel e celulose acreditados

Acreditação vai garantir confiabilidade aos relatórios e trazer mais reconhecimento à marca do Sindicato

O Laboratório de Análises em Papel e Celulose do Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose do Paraná (Sinpacel) recebeu, em junho, uma notícia que foi muito comemorada pelo sindicato e pelas empresas do setor: a acreditação dos ensaios que realiza. O reconhecimento foi concedido pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Com o novo certificado, a CGCRE garante que o laboratório atende a todos os requisitos da norma NBR ISO/IEC 17025 nas determinações dos seguintes ensaios: gramatura; resistência à tração a úmido; propriedades de tração – parte 2: método da velocidade constante de alongamento; índice de maciez; resistência à compressão de coluna; pintas; furos; medida do fator de reflectância difusa no azul (Alvura ISO); tempo e capacidade de absorção de água - método de imersão em cesta; e capacidade de absorção de água - método de Cobb. Além disso, o laboratório passa a fazer parte da Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios.

Até o momento, a acreditação vale para os ensaios em papéis sanitários, como papel higiênico e guardanapo, e alguns ensaios em caixas de papelão e papel. Os demais ensaios serão avaliados futuramente para possível inclusão no escopo de acreditação. De acordo com Solange do Nascimento, engenheira química do Sinpacel, a acreditação traz ainda mais credibilidade ao laboratório. A comprovação de que os ensaios atendem à norma e utilizam métodos padronizados é muito importante para garantir confiabilidade aos resultados produzidos. Além disso, agora o laboratório poderá emitir relatórios de ensaios para empresas que participam de licitação ou fazem exportação, já que a acreditação nesses casos é uma exigência.

“Precisávamos nos adaptar para atender o mercado. Ter ensaios acreditados também dá outro status ao laboratório. Como estamos na lista dos laboratórios acreditados, temos mais visibilidade, confiabilidade e reconhecimento”, garante.

No Brasil, somente três laboratórios são acreditados para ensaios de papel: o Laboratório de Análises em Papel e Celulose do Sinpacel; o Laboratório de Papel e Celulose do Senai em Telêmaco Borba ; e o Instituto de Pesquisa Tecnológica do Estado de São Paulo (IPT).
Para atender à norma NBR ISO/IEC 17025, a equipe do laboratório do Sinpacel deu início ao processo no fim de 2013 e fechou uma parceria com o Senai no PR para contratação de consultoria do Paraná Metrologia. No fim daquele ano, o Sinpacel enviou a documentação ao Inmetro. A auditoria foi realizada em dezembro de 2014 e a acreditação veio em maio de 2015.

A engenheira química do Sinpacel conta que trabalhar para conseguir a acreditação da CGCRE foi uma decisão da diretoria, que incluiu a meta no planejamento estratégico feito em 2012. Antes de iniciar o processo de adaptação da documentação, o sindicato fez uma reforma no laboratório para uma completa adequação. O processo, segundo ela, foi longo, porque todo o procedimento é bastante técnico. 

“Fizemos diversos treinamentos com as técnicas do laboratório para melhorar ainda mais as execuções dos ensaios e atender às exigências da norma. Essa acreditação veio para coroar todo o nosso trabalho”, conclui Solange.

Para o presidente do sindicato, Rui Gerson Brandt, “a acreditação segue o proposta do Sinpacel de prestar serviços cada vez mais identificados com os interesses das empresas associadas, que buscam o melhor desempenho para os seus produtos e, consequentemente, maior presença nos mercados alcançados”.

Operando desde 1983, o Laboratório do Sinpacel realiza testes físicos em amostras de celulose, pasta de madeira, papel, cartão e papelão e desenvolve trabalhos de pesquisa na área, desde a matéria-prima até o acabamento final. A proposta do laboratório é atestar a qualidade dos materiais produzidos.

O laboratório atende todas as empresas do setor de papel e celulose e seus clientes, que engloba as empresas fabricantes de celulose e pastas para fabricação de papel; embalagens ou produtos diversos de papel, cartolina, papel-cartão e papelão ondulado; produtos de papel para usos doméstico e higiênico-sanitário; e produtos de pastas celulósicas, papel, cartolina, papel-cartão e papelão ondulado.


A equipe do Laboratório do Sinpacel é formada por uma engenheira química, responsável pelo laboratório, e três técnicas em celulose e papel, que realizam as análises de acordo com as normas da ABNT.

Tetra Pak premia empresas de design em embalagens

Durante a 31ª edição da Fispal Tecnologia (Feira Internacional de Embalagens e Processos para as Indústrias de Alimentos e Bebidas) as melhores embalagens desenvolvidas durante o último ano foram premiadas pelo Programa Tetra Pak de Qualidade Gráfica 2015. Vencedores do “Programa Tetra Pak de Qualidade Gráfica” terão direito a usar o selo criado para valorizar as agências.

A campeã, na categoria Ouro, foi à agência Gazz pela embalagem da Vita Mundi (sucos). Já a Speranzini Design venceu na categoria Prata, com a arte da Coco Vale (água de coco). Na categoria bronze, recebeu o prêmio a Innova, pela a Wow Nutrition (Feel Good). 

O Prêmio Criatividade Gráfica foi conquistado pela agência 3 Atos (Suco Somos). Já o ganhador na categoria Design, foi a Hardcuore (Suco do Bem).


Durante a Fispal os profissionais foram premiados por desenvolverem os layouts das embalagens de acordo com as especificações técnicas de impressão. A premiação tem o objetivo de reduzir o tempo de desenvolvimento, destacar a importância da qualidade na finalização do design das embalagens, e ainda incentivar a integração dos diversos elos da cadeia produtiva. 

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Executiva da Ibema é uma das palestrantes da Fispal 2015

Fabiane Staschower, executiva de Relacionamento com o Mercado da Ibema,  é uma das palestrantes confirmadas para a Fispal Tecnologia 2015. A palestra “Inúmeras formas de inovação em papelcartão” acontece no dia 25 de junho, às 18h05 no estande da ABRE (Rua H, número 170).  


O feira, que acontece em São Paulo, de 23 a 26 de junho, espera atrair mais de 52 mil profissionais do setor industrial, compras, marketing, engenharia e suprimentos de todas as regiões do Brasil e de mais de 30 países. 

Entidades da indústria gráfica entregam biblioteca revitalizada em Duartina (SP)

No dia 2 de julho, Duartina será o 18º município beneficiado pelo Projeto Bibliotecas – Leitura para Todos, que tem como objetivo criar ou revitalizar espaços públicos de leitura em pequenos municípios paulistas.

A iniciativa é do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf-SP), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Regional São Paulo (Abigraf-SP). As seccionais das entidades – uma na região de Bauru e outra na de Ribeirão Preto – são responsáveis pela escolha dos dois municípios contemplados a cada ano.

Segundo Fabio Mortara, presidente do Sindigraf-SP, o Projeto, que existe desde 2005, "proporciona um espaço de convivência e aprendizado para a população e contribui para a difusão e o fortalecimento do hábito de leitura".

“As bibliotecas oferecidas valorizam a mídia impressa e contribuem para ampliar o acesso da população do interior paulista ao mundo dos livros. O acervo é bastante diversificado, com títulos de ótima qualidade e agrada a pessoas de todas as idades. É o tipo de projeto que deveria ser reproduzido por outras entidades sindicais”, comenta Ricardo Carrijo, vice-presidente da Seccional de Bauru da Abigraf-SP e do Sindigraf-SP.

A chegada do Projeto Bibliotecas a Duartina será motivo de festa, com  apresentação da Orquestra Violinos Musicrescer e do Grupo de Capoeira Mandacaru. Também estarão presentes o prefeito da cidade, Enio Simão, e outras autoridades e representantes da indústria gráfica.


Simultaneamente, acontecerá em Bauru (SP) o lançamento da campanha Two Sides – maior movimento mundial de difusão da sustentabilidade da comunicação impressa, a partir das 14h30, na sede do Jornal da Cidade.

ExpoPrint Digital anuncia apoio de Abigraf e Sindigraf

A ExpoPrint Digital anuncia o apoio de importantes entidades da indústria gráfica brasileira. A Abigraf e a Sindigraf firmaram parceria com a feira que terá sua próxima edição entre os dias 6 e 9 de abril de 2016, no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo.

O apoio vem para frisar a união entre as entidades do setor gráfico e a ExpoPrint Digital, que abrange os ramos de impressão digital, como dados variáveis, baixas tiragens, impressão sob demanda, softwares de pré-impressão e web-to-print, acabamentos especiais e muito mais. A feira ocorre juntamente com a Brasil Label e a FESPA Brasil.

Para Fabio Arruda Mortara, presidente do Sindigraf-SP (Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo), a feira serve como uma vitrine para o setor: "A ExpoPrint Digital é a terceira maior feira mundial na categoria e traz para a América Latina as principais tendências e inovações do mercado gráfico mundial, o que ganha particular importância em um momento em que a própria Confederação Latino-Americana da Indústria Gráfica empenha-se em intensificar o intercâmbio de informações técnicas entre os países do bloco. Pela importância da indústria gráfica paulista, que hoje congrega mais de 6 mil gráficas, é natural que ela se situe em São Paulo. E o Sindigraf-SP tem a missão de apoiar uma iniciativa de tamanha grandeza".

O presidente da Abigraf-SP (Regional São Paulo da Associação Brasileira da Indústria Gráfica), Sidney Anversa Victor, frisa a importância da atualização constante do empresário que está inserido no segmento e como a ExpoPrint Digital pode ajudar neste sentido: "A indústria gráfica mundial hoje está bastante alinhada em termos de qualidade e tecnologia, o que exige do empresário um esforço de atualização constante para se diferenciar e aumentar sua competitividade. A Abigraf-SP tem a missão de contribuir para esse processo, e as feiras setoriais, como a ExpoPrint Digital, são uma porta de acesso ao que existe de mais moderno em um setor de grande dinamismo".


O diretor da APS Feiras, Ismael Guarnelli, ressalta o valor do apoio das entidades gráficas nacionais: "Ter ao nosso lado entidades sérias que buscam o crescimento da indústria gráfica brasileira, como é o caso da Abigraf e Sindigraf, nos orgulha e aumenta a nossa responsabilidade de promover mais uma feira à altura do que os profissionais da indústria de impressão necessitam, para apresentar a mais alta tecnologia e os grandes lançamentos em um espaço organizado e confortável para o fechamento de negócios".

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Prestígio: os jornais estão na moda - *Por Luiz Gustavo Pacete – www.meioemensagem.com.br

Grupo francês dono da Louis Vuitton negocia a compra do Le Parisien e segue o exemplo de empresários como Warren Buffett e Jeff Bezos, da Amazon

Semanalmente, os jornais, seja no Brasil ou no mundo, são alvos de comentários pessimistas sobre o futuro relacionados às dificuldades do meio de alavancar receitas e manter equipes que produzam com qualidade. 

Por mais paradoxal que pareça, apesar de todos os desafios da plataforma, ela continua a despertar interesse de grandes marcas, seja por prestígio, poder ou, de fato, por gerar algum lucro. Tanto é que, o grupo de luxo francês LVMH, dono de marcas como Louis Vuitton e Sephora, está interessado na compra do diário Le Parisien, maior jornal da França em tiragem com 229,6 mil exemplares. 

Francis Morel, diretor-geral do braço de mídia do LVHM, disse que a publicação é uma marca respeitada e contribuirá para o grupo. Em 2007, a empresa comprou o Les Echos.

Outro caso emblemático é o do Washington Post. Em 2013, Jeff Bezos, CEO da Amazon, pagou US$ 250 milhões pelo título. Desde então, o 19º homem mais rico do mundo contratou 100 repórteres e aumentou a audiência do site em 60% para 50 milhões de visitantes únicos ao mês. 

No início de maio, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, Marty Baron, diretor do jornal, disse que Bezos levou à publicação, além de capital, ideias e conceitos de inovação. Em fevereiro, o Washington Post foi eleito a empresa de mídia mais inovadora pela revista Fast Company. “Apesar de ser um investimento pessoal do Bezos, a proximidade com a Amazon nos trouxe muitas oportunidades”, disse Baron na entrevista.

Bezos não está sozinho. O megainvestidor Warren Buffett, parceiro do bilionário brasileiro Jorge Paulo Lehman em empresas como Heinz e Burger King, investiu US$ 143 milhões na compra de 63 jornais americanos. Títulos como o Richmond Times-Dispatch, The Culpeper Star-Exponent. 

Segundo Buffett, os jornais locais são mais rentáveis, enquanto os nacionais e regionais enfrentam queda de tiragem e publicidade, os pequenos estão conseguindo sobreviver, o que explica isso é a exclusividade.

Enquanto isso, no Brasil...

Dados do Instituto Verificador de Comunicação (IVC), mostram que os cinco maiores jornais em circulam no Brasil tiveram crescimento no primeiro quadrimestre de 2015 na comparação com o mesmo período do ano anterior. De acordo com o IVC, a Folha, líder entre os jornais do País, teve uma circulação média de 361.231 exemplares nos quatro primeiros meses do ano, o que configura uma alta de 6,4% na comparação com 2014.

A circulação média de O Globo – o segundo colocado no ranking do IVC - registrou alta de 3,7%, alcançando o montante médio de 320.374 exemplares. Houve aumento também na circulação do Super Notícia, que atingiu média de 314.766 (um acréscimo de 1,7%) e no Estadão, que alcançou circulação média de 250.045 exemplares (alta de 5,5%). Entre os cinco primeiros do ranking, o maior crescimento foi do Zero Hora, que fechou o quadrimestre com circulação média de 201.178 (13% mais do que o registrado no mesmo período de 2014). O digital tem uma forte participação nesses dados. Em abril deste ano, 44,6% da circulação total da Folha já era composta por edições digitais. No Globo, a fatia do digital já corresponde a 37%.


Abril Educação e Saraiva celebram contrato de compra e venda da operação de educação

A Abril Educação e o Grupo Saraiva firmaram contrato de compra e venda de ativos educacionais e conteúdo da Editora Saraiva.

Com um valor de transação de R$ 725 milhões, a Abril Educação S.A adquiriu 100% da operação de educação da Saraiva.

O acordo contempla os catálogos de títulos didáticos, paradidáticos e livros textos da educação básica ao ensino superior.

Todos os selos Saraiva (Editora Saraiva, Atual, Formato, Benvirá, Caramelo e os sistemas de ensino Ético e Agora, além das operações da Editora Érica) serão adquiridos pela Abril Educação, assim como a cartela de autores, um dos principais ativos da Editora Saraiva.

A Abril Educação, com o reforço da Editora Saraiva, oferecerá a seus parceiros e clientes soluções ainda mais completas, no formato de livros textos e de sistemas de ensino, nos mercados público e privado.

As estratégias da Editora Saraiva no ensino superior serão reforçadas pela Abril Educação, em especial nas áreas de gestão e Direito.

Esta operação se insere no contexto do compromisso contínuo do Grupo Saraiva com a otimização de sua estrutura de capital e busca da maior eficiência na sua operação de varejo, que será mantida pela Companhia, já que a estrutura de varejo e o e-commerce da Saraiva não fazem parte da negociação com a Abril Educação.


A assinatura do acordo será submetida à análise pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE. Até a formalização do processo, Saraiva e Abril Educação manterão suas atividades de forma independente.

Etirama realiza Convenção Anual de Vendas

A Etirama realizou recentemente em São Roque (SP) um encontro de parceiros e revendedores para apresentar as estratégias para o segundo semestre

Entre as novidades anunciadas em sua Convenção Anual de Vendas está a parceria com a UV Tech, que chega para ampliar o número de parceiros comerciais da fabricante nacional de tecnologias para impressão de rótulos e etiquetas.

Além disso, o evento serviu como forma de aproximação e local de compartilhamento de informações entre a Etirama e seus representantes. “Apresentamos nossos representantes comerciais as estratégias da empresa para o segundo semestre, incluindo nossa participação Label Latin America, quando apresentaremos novidades importantes”, disse Ronnie Schröter, diretor da Etirama.

“Queremos estar mais próximos de nossos clientes, ouvindo o que eles necessitam e oferecendo cada vez mais soluções que atendam às suas demandas”, afirmou Tom Camargo, gerente comercial da empresa.


Segundo Caroline Madeiros, gerente de vendas da UV Tech, a nova parceira entre a empresa e a Etirama será oficialmente selada na Label Latin America, em agosto. “Iremos expor nossas tecnologias de cabeçotes e, também, novidades em equipamentos”, salientou Caroline. 

Antilhas mostra novos acabamentos

A Antilhas traz ao mercado novos acabamentos para a linha de cartucharia premium. Os lançamentos ampliam as possibilidades de customização. 

De acordo com a Antilhas, a nova linha de acabamentos tem a capacidade de simular, de forma exclusiva, materiais como ouro, pérola, madeira, palha, metal, pele de animais, tecidos e efeitos que conferem a sensação de maciez, superfície molhada, brilhante e até de movimento. Para isso, as peças têm composição de efeitos visuais em hot-stamping, relevo localizado, micro relevo, holografias, microtexturas, flocagem, entre outras.

O gerente de Vendas de Cartucharia, João Elcio Luongo, destaca que o movimento no mercado fez com que a empresa se tornasse referência em cartucharia premium, onde os produtos exigem sofisticação, tecnologia e qualidade. “Nosso foco é o cartucho especial, que utiliza acabamentos diferenciados que conferem inovação e personalidade aos produtos, de forma acessível para o cliente. Hoje, todo o processo é automatizado e as etapas de produção são verticalizadas, o que garante o diferencial de qualidade dos nossos produtos a custos competitivos”, afirma o executivo.


Além dos serviços tradicionais de uma indústria de embalagens, a Antilhas tem como diferencial o fornecimento de serviços como suporte à viabilização de projetos inovadores, orientação de produtos, desenvolvimento de matérias-primas, estoque de segurança e entrega just in time, garantindo o excelente atendimento aos seus clientes em qualquer época do ano.

Entidades da indústria gráfica lançam campanha Two Sides em Bauru (SP)

Na quinta-feira, 2 de julho, Bauru receberá a campanha mundial Two Sides  em favor da comunicação impressa. O lançamento acontecerá na sede do Jornal da Cidade, às 14h30, com palestra do country manager da Two Sides Brasil e presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf-SP), Fabio Arruda Mortara. Na sequência, haverá um debate com os convidados.

Reconhecida como maior movimento mundial de difusão da sustentabilidade da comunicação impressa, a campanha Two Sides surgiu em 2009, na Inglaterra, e hoje está presente em todos os continentes. No Brasil, conta com adesão de 42 entidades, representantes de um universo de 80 mil empresas.

"Sob o pretexto de defender o meio ambiente, fala-se muita coisa errada sobre a produção do papel e o funcionamento da indústria gráfica. Para desmistificar muitos desses conceitos, a Two Sides investe na difusão de informação de qualidade", explica Mortara. “Campanhas como a Two Sides são importantes para combater o greenwashing – que acontece, por exemplo, quando empresas preocupadas com a redução de custos recorrem a argumentos supostamente ambientais para cessar o envio de extratos, boletos e outras correspondências de interesse do consumidor”, acrescenta ele.

Ricardo Carrijo, vice-presidente da Seccional de Bauru da Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Regional São Paulo (Abigraf-SP), destaca que "a adesão à Two Sides insere Bauru na agenda mundial em favor da comunicação impressa".


Também em 2 de julho, as entidades da indústria gráfica entregarão uma biblioteca revitalizada em Duartina, por meio do Projeto Bibliotecas – Leitura para Todos, que tem como objetivo criar ou revitalizar espaços públicos de leitura em pequenos municípios paulistas. 

O evento acontecerá a partir das 11 horas, com apresentações da Orquestra Violinos Musicrescer e do Grupo de Capoeira Mandacaru.

Xerox expande produção global de toner EA com fábrica em Nova Iorque

A Xerox informa que aumentará a sua capacidade de produção de toner EA (Agregação de Emulsão) em 40% com a conclusão de um projeto de expansão da fábrica localizada em Webster, Nova Iorque. Foram investidos cerca de US$ 35 milhões para ajudar a Xerox acompanhar o aumento da demanda global dos toners EA.

A expansão aumentou o tamanho da planta de 30.480 mil metros quadrados para 47.244 mil metros quadrados, e acrescentou cerca de US$ 26 milhões em equipamentos para fabricação do toner EA. Xerox e autoridades locais participaram da inauguração da expansão. "Desde a primeira imagem xerográfica há mais de 75 anos, a Xerox faz a reengenharia de como as pessoas trabalham e a expansão desta planta de produção do toner EA representa uma oportunidade para atender a alta demanda da nossa solução inovadora", disse Richard Schmachtenberg, vice-presidente sênior de Desenvolvimento de consumíveis e Manufatura da Xerox.


A Xerox investiu US$ 120 milhões nessa fábrica, principalmente nas padronizações de equipamentos para o processo de fabricação. No Brasil, o toner EA é distribuído em todo o país através de revendas credenciadas e é compatível tanto com os equipamento de grande porte quanto com equipamentos de pequeno e médio porte como a WorckCentre 7830/35/45/55. 

Presidente da Suzano Papel e Celulose é eleito Executivo do Ano da RISI

Walter Schalka, presidente da Suzano Papel e Celulose, foi eleito CEO do Ano da América Latina pela RISI, uma empresa de consultoria da indústria de produtos florestais no mundo. 

No comando da Suzano desde janeiro de 2013, Schalka foi eleito por analistas de investimentos que acompanham o setor na América Latina e no mundo. Segundo os analistas, o executivo foi reconhecido principalmente por ter mudado a cultura da Suzano Papel e Celulose para o foco em custo e na rentabilidade.


Entre os destaques mencionados estão alteração da estratégia, conclusão do Projeto Maranhão, desalavancagem da empresa e melhoria do ambiente organizacional. 

A entrega oficial do prêmio será durante a Conferência Anual da RISI América Latina, em 18 de agosto de 2015, em São Paulo.

Como evitar que os consumidores abandonem o carrinho de compra no ambiente digital

Audiência, conteúdo e timing devem ser considerados; confira outras dicas

Você sabia que os e-consumidores do ambiente mobile abandonam seus carrinhos de compras com frequência maior do que aqueles que compram no ambiente físico? É comum que o visitante adicione itens ao carrinho, mas desista deles antes de finalizar a compra. Os motivos desse comportamento são os mais diversos, que vão desde esquecimento até falta de tempo e vontade de economizar antes de decidir pela aquisição.

E os gestores de e-commerce, o que podem fazer para diminuir essa “fuga” antes da confirmação da compra? No ambiente mobile, é importante chamar a atenção dos consumidores, lembrando que o carrinho foi deixado de lado antes da conclusão.
Uma das alternativas é uma notificação chamada de aviso via “push”, mas a grande questão é garantir o envio do alerta no menor tempo possível e sem que se torne um inconveniente. 

Segundo o CEO da Viewit Mobile, César Bonadio, para se destacar da concorrência a empresa não deve abusar dessa notificação tradicional, e sim levar em conta 3 componentes básicos: audiência, conteúdo e timing.

Audiência

A audiência deve ser muito bem selecionada, pois disparos “indiscriminados” de mensagens via “push” não serão eficazes e comprometerão os resultados. Trata-se de uma ação para reengajar os usuários, por isso, elaborar uma base com as melhores mensagens para promover esse tipo de comunicação, por exemplo, é uma boa ideia.

A notificação não pode ser interpretada pelo consumidor como uma ação intrusiva, por isso é fundamental avaliar a base de clientes e suas atividades, para determinar a melhor forma de efetuar a abordagem quando estiverem comprando. 

Outra forma de avaliar a audiência é classificar os perfis de seus clientes agregar a eles potenciais perfis que tenham, entre outras possibilidades: gasto um certo tempo olhando uma determinada página e depois adicionaram item ao carrinho; procurado diversas coisas e depois adicionado algo ao carrinho de compras; comprado um item de alto valor agregado; adicionado diversos itens ao carrinho; lido reviews antes de adicionar ou comprar algo; comprado anteriormente via app.

Conteúdo

Em relação ao conteúdo, a mensagem deve conter um “call-to-action”, incentivando a compra e visando o reengajamento (oferta customizada, recomendações baseadas no histórico de compras do cliente ou um texto interessante que tenha a ver com o perfil do cliente).

O principal quesito, que fará toda a diferença, é a personalização da mensagem. Algumas ações recomendadas seriam: oferecer percentuais crescentes de desconto se os itens no carrinho ultrapassarem uma determinada quantia; recomendar um item promocional com desconto que o cliente possa adicionar ao carrinho sem fazer grande diferença no total a ser pago; frete grátis se a compra for finalizada em 24 horas.

Timing

O timing tem um grande efeito sobre a comunicação, tanto positivo quanto negativo. Para entender o que é relevante para seus clientes, experimente enviar notificações em espaços de tempo diferentes: de 24 a 48 horas após os últimos itens terem sido adicionados ao carrinho de compras; de 24 a 48 horas após o último login no app. 


Se o seu software permitir, envie a cada um dos usuários em seus horários mais prováveis de abertura. Estudos recentes demonstram que a otimização do timing da entrega aumenta em 15% a média de receita por usuário. 

terça-feira, 16 de junho de 2015

Voto Popular do Prêmio ABRE será realizado durante a Fispal Tecnologia

Entre os dias 23 e 26 de junho, os visitantes da 31ª edição da Fispal Tecnologia que passarem pelo estande da ABRE – Associação Brasileira de Embalagem -  poderão escolher quem será o vencedor, na categoria especial Voto Popular, do 15º Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, promovido e organizado pela ABRE.

A principal novidade para este ano na categoria é que a embalagem estará em ambiente online, o que possibilita ao participante ter acesso à defesa do case, como acontece para o júri técnico.

Durante o processo de votação, o visitante tem acesso às imagens de todas as embalagens concorrentes e ao posicionar o mouse em cima da imagem aparece o texto que justifica o porquê a embalagem está concorrendo ao Prêmio, ou seja, qual o seu diferencial. “Esta iniciativa vai ao encontro da tendência do mercado, onde tudo é mais interativo, além de ser mais uma inovação para marcar os 15 anos do Prêmio ABRE”, explica Isabella Salibe, gerente Comercial e de Marketing da ABRE.

O Voto Popular acontece na Fispal Tecnologia desde a primeira edição do Prêmio ABRE, em 2001, e contabiliza mais de 2,5 mil votos por edição. “Já é tradição a votação presencial desta categoria durante a Fispal. A cada ano, cresce o interesse, assim como o número de visitantes que buscam o nosso estande para dar a sua opinião”, observa Isabella.


Mais informações sobre o Prêmio, bem como sobre seu regulamento, acesse www.premioabre.org.br.

Pitney Bowes participa do Customer Strategies Conference

A Pitney Bowes participa do Customer Strategies Conference, evento que acontece em São Paulo, nos próximos dias 17 e 18 de junho.

O evento foi desenvolvido com o objetivo de atender a uma demanda latente do mercado: discutir a gestão do relacionamento com o cliente do ponto de vista estratégico, e não somente tecnológico. E também de proporcionar um debate interdepartamental, que não fique restrito somente às áreas de Relacionamento com o Cliente.


No dia 18, quinta-feira, Rodrigo Baptista, diretor de vendas Brasil da Pitney Bowes, realizará palestra sobre Comunicação Omnichannel – O Desafio da Personalização.  Segundo Baptista, entregar a mensagem certa, na hora certa, utilizando o canal certo pressupõe o uso de dados corretos, informações georeferenciais, modelos analíticos e um hub de comunicação com o cliente. "Significa interagir com o cliente empregando inteligência preditiva através de múltiplos canais, resultando em informações consistentes e relevância garantida" explica Baptista. 

Seminário sobre impressão 3D ocorre em São Paulo no mês agosto

A 3D Systems Latin America, sediada em Diadema (SP), prepara uma série de novidades para mais uma edição de seu Seminário de Tecnologias. 

Realizado pela 12ª vez, o evento ocorre no dia 27 de agosto (quinta-feira), a partir das 13h, no Hotel Holiday Inn Anhembi, em São Paulo.


Os participantes do evento também têm a oportunidade assistir a demonstrações e a palestras de representantes de empresas de todos os portes, especialistas em temas como “Impressoras 3D”, “Prototipagem rápida”, “Novos empreendedores”, “Novas tecnologias”, “A impressão 3D na arquitetura”, “A impressão 3D no design de joias” e “Criação de miniaturas 3D”.

OKI Data apresenta impressora de cheques

A OKI Data levará para o CIAB FEBRABAN 2015 o modelo B4600 MICR,  impressora de cheques de design compacto que utiliza toner MICR com reconhecimento eletrônico.

Destinada à área de Back office das agências,  a impressora oferece facilidade para os bancos e comodidade aos usuários. Além de servir como backup dos convencionais caixas eletrônicos, os novos clientes de uma agência, por exemplo, podem sair com algumas folhas de cheques logo após a abertura de suas contas correntes.

“Com opção de bandejas com travamento por fechadura, sistema anti-vandalismo, cartucho de toner integrado e tecnologia de impressão LED, a B4600 reúne robustez, segurança e qualidade para os mais variados ambientes de uma agência bancária”, afirma Marcelo Cerri, gerente de marketing da OKI Data.


A B4600 MICR estará em exposição no estande da OKI Brasil, empresa de automação e serviços de TI do grupo OKI, e especialistas da OKI Data estarão à disposição para atender os interessados em conhecer mais os benefícios oferecidos pelo equipamento.

Suzano Papel e Celulose inicia operação de novo digestor na Unidade Suzano

A Suzano Papel e Celulose iniciou a operação da nova planta de cozimento da Unidade de Suzano, localizada na região metropolitana de São Paulo. O novo digestor aumentará em 33 mil toneladas a capacidade de produção anual de celulose branqueada, subindo para 550 mil toneladas a capacidade de produção anual da unidade. O novo equipamento também proporcionará redução do consumo de vapor e consequente redução de gás natural no balanço de insumos da fábrica.

Com tecnologia da Andritz, o novo equipamento é um dos mais avançados em termos de cozimento de madeira e substitui também o sistema antigo de cozimento por um cozimento contínuo, o que proporcionará melhor rendimento, com menor consumo de madeira para cada tonelada produzida e redução da utilização de químicos no processo seguinte, que é o branqueamento.

A etapa seguinte do processo é a fabricação do papel ou o envio da celulose para o mercado. Além disso, outros benefícios são: redução do consumo de energia elétrica e de emissões ambientais, melhor estabilidade do processo, reaproveitamento do potencial térmico do processo de cozimento, entre outros.

Todo o projeto foi conduzido pela própria equipe Suzano, assim como as interfaces das demais áreas características do processo produtivo. “É um projeto de extrema importância para a unidade Suzano e nos coloca em outro patamar de competitividade, tanto em termos de produtividade, como em relação a eficiência energética. Nosso time está de parabéns por mais esse desafio implantado”, afirma José Alexandre, Diretor Industrial da Suzano Papel e Celulose.


O start up do projeto se deu na última parada geral de manutenção da Unidade de Suzano e o primeiro lote comercial foi produzido no final de maio.

Alckmin assina decreto para incentivar produção de celulose e Lwarcel Celulose anuncia plano de expansão no Estado

O Governador Geraldo Alckmin assina nesta quarta-feira, 17 de junho, às 17h no Palácio dos Bandeirantes, o decreto que desonera a produção de celulose em São Paulo. 

Na mesma cerimônia, a Lwarcel anuncia planos de investimentos no Estado.

Participam da cerimônia também o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Informação, Márcio França, o presidente da Investe SP, Juan Quirós, o presidente do Grupo Lwart, Carlos Renato Trecenti e o diretor geral da Lwarcel Celulose, Luis Antonio Künzel, os prefeitos de Lençóis Paulista e Macatuba, entre outras autoridades.

Data: quarta-feira, 17 de junho de 2015

Horário: 17h


Local: Salão dos despachos – Palácio dos Bandeirantes – Av. Morumbi, 4500 – São Paulo, SP

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Burlar imunidade tributária é concorrência desleal - Por Levi Ceregato*

No momento em que a sociedade expressa indignação ante as denúncias de corrupção envolvendo a Petrobras, o cartel dos trens em São Paulo e outras mazelas da área estatal, é oportuno refletir sobre a importância de que todos os segmentos pautem-se pelos princípios da ética e da legalidade. É fundamental criticar e ser vigilante contra a improbidade, mas é obrigação de cidadania combatê-la de modo permanente em cada empresa, mercado, setor de atividade e cadeia produtiva.

Todos, indistintamente, devem sujeitar-se às leis, normas e procedimentos, estabelecendo no País um referencial elevado de interação social, conduta de pessoas físicas e jurídicas, balizamento da política e da economia e enquadramento jurídico. A prevalência desse conjunto de regras delimita, de modo bastante acentuado, a diferença entre uma democracia na qual o Estado propicia equanimidade legal e se respeitam direitos e deveres, e um regime permissivo, no qual minorias prevaricam, corrompem e são corrompidas, em detrimento dos interesses da maioria.

Por isso, a autoridade inerente à democracia, que não pode ser confundida com autoritarismo, precisa alcançar toda a sociedade, e cada instituição e pessoa física e jurídica deve ser guardiã da probidade, a começar de suas próprias atitudes. Não basta cobrar os governantes e preconizar sua punição em caso de atos ilícitos.

No contexto da economia, esse princípio da legalidade inerente à democracia também deve manifestar-se nas entidades de classe, às quais cabe a legítima representatividade e a defesa dos distintos setores de atividade. Assim, não é sem razão que os seus dirigentes estatutários sejam eleitos pelo voto direto dos associados. Cabe a eles realizar governança condizente com a vontade da maioria votante.

Por  isso, não é viável e muito menos lícito qualquer gesto de defesa ou conivência com práticas de uma minoria que atentem de modo predatório contra os interesses da maioria e, de modo ainda mais agudo, contra o marco legal. Ou seja, nenhuma entidade de classe deve compactuar e sequer ficar omissa ante práticas que firam a ética do mercado e/ou o conjunto de leis do País.

É com base nessas premissas que a Abigraf Nacional (Associação Brasileira da Indústria Gráfica) tem se posicionado, com firmeza e transparência, contra o uso indevido do papel imune de tributos. Ao agir assim, exercita da melhor forma as suas responsabilidades e prerrogativas democráticas, pois defende a grande maioria do setor, que se pauta pela ética na concorrência e respeito às leis brasileiras. E é ilegal usar papel imune de impostos para qualquer outra finalidade que não seja a impressão de livros, jornais, revistas e periódicos.

A indústria gráfica brasileira tem se desenvolvido de modo significativo nos últimos anos, em qualidade, aporte tecnológico, exportação, marketing e relações com o mercado. Enfrenta todas as dificuldades conjunturais que abalam a manufatura nacional, mas se destaca no exercício da responsabilidade social, incluindo aqui a preocupação com o meio ambiente, a qualidade da vida de seus colaboradores e da população em geral, com o ensino, o acesso à cultura e informação, bem como o compromisso com o ético e o legal. 

Foi o primeiro setor, por exemplo, a propor oficialmente (Congresso Nacional da Indústria Gráfica/2011, em Foz do Iguaçu/PR) a destinação de 10% do PIB à educação.
Por isso, a Abigraf Nacional segue firme no combate ao uso indevido do papel imune, não só em caráter educativo e preventivo, como na defesa da legalidade. A entidade, obviamente, não tem o poder e nem a prerrogativa de fiscalizar e aplicar sanções, mas tem a obrigação de orientar, alertar, cobrar atitudes corretas e contribuir para que os critérios técnicos sejam do conhecimento de todos, facilitando os procedimentos por parte de fornecedores e gráficas e estabelecendo parâmetros justos e corretos à fiscalização.  

A firme posição da entidade contra o uso ilegal do papel imune é uma atitude de respeito à imagem institucional do setor e um reconhecimento tácito aos direitos da maioria das gráficas brasileiras, que não podem ser aviltados por práticas isoladas do mercado, que provocam desigualdade na concorrência e ferem as leis. Diferenciais competitivos não devem pautar-se na utilização indevida de uma imunidade tributária, mas sim na qualidade, produtividade, tecnologia, bom atendimento e muito trabalho!


*Presidente da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf Nacional).

Você sabe quanto deixou de vender? - Thomaz Caspary*

A grande maioria de nossas gráficas (algumas nem isso) costuma ter relatório de vendas, ou seja, elas sabem o que venderam quanto venderam para quem venderam e quem efetuou a venda.

É comum observar gerentes de vendas comparando os números desses relatórios com as metas que almejaram alcançar.

O que nenhuma gráfica tem é relatório de NÃO VENDAS; elas não sabem o que deixaram de vender, o que perderam de vendas que poderiam ter concretizado.

Se elas tivessem esses relatórios seria engraçado observar os gerentes agindo e torcendo para que os números caíssem, quanto menos vendas perdidas melhor.

Mas, além de curioso, seria muito educativo para um gerente de vendas analisar esse tipo de relatório.

Ele certamente ficaria intrigado com os números e, se for um bom gerente, iria querer agir para mudá-los, descobrindo assim várias razões porque sua equipe perde vendas.

Recentemente uma pesquisa feita em uma gráfica digital de São Paulo, mostrou que vendia em média quatro trabalhos (OS abertas) com valores acima de R$ 2.000,00 por dia ou cerca de 80 por mês perfazendo R$ 320.000,00.

Após um treinamento sobre habilidades básicas de vendas, a venda subiu para 24 pedidos num dia, quase seis vezes mais do que vendia antes.

A gráfica teve que contratar mais um vendedor interno e as vendas se estabilizaram numa média de 480 OS por mês, após 3 meses da aplicação das Boas Práticas em vendas e de um Plano de Negócios.

Foi levantada também a quantidade de pedidos NÃO FECHADA que esta gráfica deixava de vender por mês, mesmo após contato com o cliente sendo que no RELATÓRIO DE NÃO VENDAS, apareceu a espantosa quantia de 1.620 trabalhos nesta faixa de preço não vendidos nesse período.

Imagine agora uma gráfica qualquer. Suponha que o relatório de vendas mostre que cada cliente compra em média, R$ 1.000,00 (vendas totais divididas pelo número de clientes que compraram).

Agora pense que o gerente da loja determinou que fosse feito um levantamento de quantos clientes contataram a gráfica, orçaram e não fecharam o pedido.

Ao final de um mês, o relatório de NÃO VENDAS revelaria quantos reais a gráfica deixou de faturar. Nesta época de vacas magras é importantíssimo, que façamos a medição do que deixamos de vender e as suas razões.

Há poucos dias uma pessoa ligou para uma gráfica conhecida em São Paulo e a pessoa que atendeu não sabia explicar se a gráfica conseguiria fazer determinado impresso e ainda por cima, no prazo desejado. No final da conversa a pessoa da gráfica disse: "O senhor liga mais tarde tá? Eu sou novo aqui, mas a Márcia, ela sim pode explicar tudo direitinho lhe dando todos os detalhes. Ela volta, deixa-me ver... acho que daqui a uma hora. Ao saber da história imagino como seria o relatório das "NÃO VENDAS" daquela empresa. Liguei para o diretor da mesma, o qual me afirmou que "as coisas estão difíceis, a crise está cada vez pior, é jogo duro".

Eu não tenho dúvida que os gerentes que fossem acostumados a combater a "NÃO VENDA" iriam logo descobrir como a principal causa das vendas perdidas é o despreparo da equipe de vendas. Fico espantado, quando observo que muitas vezes o dinheirão gasto em propaganda e promoção vai por água abaixo, quando o cliente em potencial se encontra com um contato daquela gráfica. Acontece um verdadeiro massacre mercadológico, com o consequente incremento nos números de vendas perdidas.

Quanto será que a SUA GRÁFICA perde, pela falta de seleção e de preparo das equipes de vendas? Ninguém sabe, qualquer percentual será mera especulação, mas seria muito interessante se tivéssemos um relatório de "NÃO VENDAS". Muita gente ia ficar de cabelo em pé, eu aposto.

*Consultor de empresas, Coach e diretor da Printconsult Ltda. -   tcaspary@uol.com.br

Sun Chemical inaugura novo Centro de Cor no Brasil

No dia 8 de junho de 2015, aconteceu a inauguração oficial do Centro de Cor do Brasil, na planta de Bonsucesso, em Guarulhos. 

O evento contou com a presença dos líderes do time de Gerenciamento de Cores Patrice Aurenty e Felice Sciscioli e da equipe de Gerentes do Brasil. 

Durante a inauguração foi realizado um breve treinamento de como funciona o projeto SunColorBox.

Além de gerenciar os desenvolvimentos regulares de novas cores para os clientes, o Centro de Cor é projetado para treinar os clientes sobre os serviços de cor da Sun Chemical, com seu kit de ferramentas SunColorBox, que inclui uma auditoria no cliente, sobre o fluxo de trabalho e de cor, onde é feita a medição digital da paleta de cores do cliente, seguido de uma proposta de gerenciamento de cores completamente personalizada para melhorar a qualidade de cor e consistência, bem como a eficiência da produção nas instalações do cliente.


Agora, todas as requisições de desenvolvimento de novas tonalidades para todos os segmentos de tintas da Sun Chemical, deverão ser encaminhadas para o Centro de Cor de Bonsucesso aos cuidados de Carla Jasmim (carla.jasmim@sunchemical.com), coordenadora do Centro de Cor Brasil.