quinta-feira, 3 de março de 2016

Em pauta o papel das plantações no desenvolvimento sustentável

Qual será a função da inovação e da tecnologia na intensificação da produção? Como garantir que os avanços no plantio serão sustentáveis e acessíveis a todos? E como fazer com que o agricultor familiar e as comunidades locais também sejam beneficiados?

Essas perguntas não podem ser respondidas facilmente. Mas a plataforma New Generation Plantations (NGP), ou Nova Geração de Plantios, foi formada para enfrentar assuntos difíceis. Entre os dias 3 e 5 de março de 2016, em São Paulo (SP), essas e outras questões serão discutidas durante o Encontro NGP 2016, organizado em conjunto por WWF-Brasil, Fibria e Suzano.

Os participantes da plataforma, atuantes de ONGs e dos setores públicos e privados, do Brasil e do exterior, estão à procura de respostas para as perguntas que cercam a intensificação sustentável da produção, que se referem tanto aos desafios físicos do desenvolvimento e da implantação de inovações na produção de commodities florestais quanto ao desafio socioeconômico de garantir que a tecnologia chegue a quem mais precisa — principalmente agricultores de pequena escala e comunidades de países em desenvolvimento.

O Encontro NGP terá apresentações, painéis de discussão e interações dinâmicas, trazendo uma ampla gama de ideias e perspectivas. Após o evento de dois dias, em São Paulo, será feita uma visita de um dia à Mata Atlântica, onde empresas florestais trabalham para proteger e restaurar florestas nativas junto a suas plantações.

Segundo Luis Neves Silva, gestor da NGP da WWF Internacional, “O ano de 2015 nos deixou dois acordos visionários: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o acordo de Paris sobre o Clima. A NGP fornece um espaço em que o florestamento pode colaborar com outros setores, governos e sociedade civil, para buscar a implementação desses objetivos. Esse encontro nos leva a essa direção”.

Marcelo Castelli, presidente da Fibria, acrescenta: “O Encontro NGP 2016 no Brasil é uma grande oportunidade para discutir o papel que as florestas podem desempenhar no Desenvolvimento Sustentável. As florestas, tanto nativas quanto plantadas, representam um dos sistemas mais eficientes de captura e armazenamento de carbono, além de fornecerem outros benefícios, como a conservação dos recursos hídricos e da biodiversidade, a inclusão social e o desenvolvimento econômico”.

Walter Schalka, presidente da Suzano Papel e Celulose, declara: “O Brasil desempenha um papel estratégico no setor de florestas plantadas, e o fato de o Encontro NGP 2016 ocorrer em São Paulo traz uma ótima oportunidade para que o país lidere os debates sobre a intensificação do uso sustentável da produção de florestas, o papel do setor nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável esboçados na conferência sobre mudanças climáticas COP 21 e o consumo responsável de produtos de madeira. Estamos muito felizes por ter a oportunidade de trabalhar com a WWF e outros públicos de interesse, ajudando a transformar o conceito de nova geração de plantios em ações efetivas de campo”.

A discussão terá continuidade com o retorno dos participantes da NGP ao Brasil para a próxima etapa de estudos, que ocorrerá no estado do Acre, em junho de 2016. O Governo do Estado, que participa da NGP, conserva florestas nativas, enquanto desenvolve plantios para a produção de madeira e borracha e melhora a vida da população local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário