quarta-feira, 29 de junho de 2016

Klabin inaugura fábrica de celulose no Paraná

A Klabin inaugurou sua fábrica de celulose em Ortigueira, no Paraná. A Unidade Puma é um marco no novo ciclo de crescimento da companhia. Com a fábrica, a Klabin passa a ser uma empresa de solução em fibras, sendo a única do Brasil a produzir, em uma mesma planta, celulose branqueada de fibra curta, celulose branqueada de fibra longa e celulose fluff.

A solenidade de inauguração contou com a presença do presidente da República, em exercício, Michel Temer, do governador do Estado do Paraná, Beto Richa, e da prefeita de Ortigueira, Lourdes Banach, ao lado de autoridades federais, estaduais e da região de Ortigueira, produtores rurais, parceiros de negócio e clientes. Os convidados foram recebidos pelo presidente do Conselho de Administração da Klabin, Paulo Galvão, e demais membros do Conselho, e pelo diretor-geral da companhia, Fabio Schvartsman, e diretoria da empresa.

“É imprescindível para um País de escala continental, como o Brasil, ter um setor industrial sólido e competitivo. A Klabin possui essa visão. É a base do seu DNA”, afirmou Galvão, durante a solenidade de inauguração. Segundo Israel Klabin, membro do Conselho da companhia, “o projeto que mais nos inspira é o de desenvolver de forma sustentável. É o de criar uma estabilidade que permita pensar mais longe e beneficiar um maior número de participantes”.


Maior investimento privado da história do Paraná, o empreendimento recebeu aporte de R$ 8,5 bilhões, incluindo infraestrutura e impostos recuperáveis, com as obras executadas em 24 meses, cumprindo o orçamento previsto. A Unidade Puma possui capacidade anual de produção de 1,5 milhão de toneladas de celulose, sendo 1,1 milhão de toneladas de celulose branqueada de fibra curta (eucalipto) e 400 mil toneladas de celulose branqueada de fibra longa (pínus), parte convertida em celulose fluff. Com capacidade de produzir em média 270 MW de energia elétrica, sendo 150 MW excedentes - o suficiente para abastecer uma cidade de 500 mil habitantes -, a nova operação eleva a Klabin à condição de autossuficiência em energia elétrica. A Unidade Puma reforça o compromisso da Klabin com as melhores práticas globais de sustentabilidade ao aliar alta produtividade florestal, operação e logística eficientes, além de tecnologia ambiental de ponta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário