segunda-feira, 27 de junho de 2016

Produção Gráfica para Designers, de Mark Gatter, ganha edição inédita da Ateliê Editorial

O que um designer gráfico precisa saber sobre os processos de impressão para poder realizar melhor seu trabalho, diminuindo as chances de erros? Foi para responder a essa pergunta que o designer gráfico Mark Gatter compilou seu vasto conhecimento na indústria gráfica, tanto nos EUA quanto na Inglaterra, no livro Production for Print.

Considerado uma referência quando o assunto é produção e design, o livro acaba de ganhar uma tradução inédita em português, com o título de Produção Gráfica para Designers. O trabalho de tradução foi feito por Alexandre Cleaver, com revisão técnica de Thiago Cesar Teixeira Justo.

“Frequentemente encontro outros designers gráficos que possuem uma graduação em cursos de três anos ou outro tipo de preparação similar, ou que têm trabalhado na área há anos, mas que, mesmo assim, não conhecem as reais necessidades do processo de impressão. A consequência disso é que, toda vez que enviam um trabalho para impressão, são tomados por grande ansiedade, já que não sabem exatamente qual será o resultado”, afirma Gatter no prefácio da edição, ao explicar a motivação que teve para escrever o livro. Por isso, a obra aborda temas como tratamento de imagem, ajuste de trapping, uso de CMYK x RGB, produção de arquivos PDF isentos de erro para a gráfica, entre outros (veja box).

Focado na pré-impressão e na forma correta de preparar arquivos destinados à impressão nos principais softwares gráficos do mercado, Produção Gráfica para Designers traz instruções detalhadas, que permitem a qualquer profissional, de todos os níveis de experiência na área, mesmo aos iniciantes, fazer por conta própria o necessário para enviar o trabalho para a impressão sem que ele tenha de ser refeito. Segundo Thiago Justo, alguns dos erros mais comuns que a leitura de Produção Gráfica para Designers permite prevenir são: falta de sangria no documento; texto preto nas quatro cores de impressão; escolha incorreta do perfil de cor no momento de tratar uma imagem para impressão, além de falta de trapping e overprint. O revisor técnico explica que atualmente os processos de verificação prévia dos arquivos faz com que a maioria desses erros sejam encontrados antes de serem produzidos. Todavia, mesmo nesses casos, é preciso corrigir o arquivo, o que demanda tempo, um item cada vez mais precioso nos dias atuais. “O livro ajuda o designer gráfico a dominar os principais itens referentes à produção gráfica de um trabalho impresso em offset. Deste modo, o designer pode ter um maior controle sobre os trabalhos que envia para a gráfica e pode ganhar muito tempo de produção, caso não disponha do serviço de um produtor gráfico”, conclui.


Produção Gráfica para Designers possui 185 ilustrações, 150 em cores, e traz ainda uma lista de verificação que pode ser usada na hora de enviar um trabalho para a gráfica e um glossário que ajuda a desvendar os jargões do universo da impressão. Agora, com a tradução que a Ateliê está lançando, todo esse conhecimento está disponível em português. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário