Com Ebitda ajustado (lucro
antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de R$ 538 milhões, 37%
acima do valor obtido no segundo trimestre de 2015, a. receita líquida, incluindo madeira, teve
aumento de 27% nesse segundo trimestre, comparado ao mesmo período de 2015,
alcançando R$ 1.699 milhões.
Os resultados no período
foram impulsionados pelo início das vendas de celulose da Unidade Puma, que
marca a nova fase de crescimento da companhia. A operação está ocorrendo dentro
da curva de aprendizado estabelecida, e contribuiu com 181 mil toneladas no
volume de vendas de celulose no primeiro trimestre de 2016, das quais 165 mil
toneladas de fibra curta e o restante de fibra longa, gerando uma receita de R$
286 milhões.
O volume total de vendas da
Klabin no segundo trimestre deste ano atingiu 631 mil toneladas (excluindo
madeira), resultado 45% maior comparado ao mesmo período do ano passado. Além
do volume adicional de celulose no período, a companhia obteve aumento de 4% no
volume de vendas de papéis e embalagens, atingindo 450 mil toneladas. Esse
crescimento foi incentivado pelos aumentos de capacidade e desgargalamentos
efetuados ao longo de 2015 e pela flexibilidade de seu mix de produtos, que
permite o direcionamento para diferentes mercados.
Em relação às exportações,
neste trimestre o volume atingiu 50% do total, versus 32% do segundo trimestre
de 2015. Esse aumento é justificado pelo impulso de venda de papéis ao mercado
externo e principalmente pelo início das vendas de celulose.
A Klabin investiu R$ 649
milhões no segundo trimestre deste ano, com destaque para os investimentos na
nova planta de celulose em Ortigueira (PR), que somaram R$ 505 milhões. Para a
continuidade operacional das fábricas foram destinados R$ 99 milhões; R$ 34
milhões tiveram como destino as operações florestais e R$ 11 milhões foram
aplicados em projetos especiais e expansões da capacidade.
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