quinta-feira, 6 de abril de 2017

Instituto International Paper celebra 10 anos com recorde de inscritos no Projeto Escola Formare


No ano em que celebra 10 anos, o Instituto International Paper tem grandes motivos para celebrar, e um deles é o recorde de candidatos inscritos no curso da Escola Formare da IP neste ano. O projeto, que é coordenado pelo Instituto IP, oferece um curso de capacitação que promove o desenvolvimento de competências básicas e específicas requeridas tanto para o mercado de trabalho quanto para o exercício de uma profissão.                                                
Para serem elegíveis, os jovens selecionados precisam ter concluído o Ensino Médio na rede pública e receber uma renda familiar per capita de até um salário mínimo. O projeto acontece nas unidades de Mogi Guaçu (SP), Três Lagoas (MS) e Luiz Antônio (SP) dentro das fábricas da International Paper.

São oferecidas 50 vagas a cada ano, e neste ano 546 estudantes se candidataram, num total de 10,92 candidatos para cada vaga oferecida. O curso tem duração de 10 meses e os professores são os próprios profissionais da International Paper de cada unidade, conhecidos como Educadores Voluntários (Ev´s). Estes profissionais se dedicam a compartilhar conhecimento e reservam um tempo da agenda para a elaboração de aulas para os alunos do programa voltado para a construção pedagógica centrada no protagonismo dos alunos.

As aulas tiveram início no mês de março e ao longo do ano os alunos terão aulas de disciplinas comuns ao Ensino Médio, como matemática, física, química e inglês, além da formação profissional que abrange disciplinas como comunicação e relacionamento, organização industrial, manutenção eletromecânica, produção de celulose e papel, e práticas profissionais que visam a atender as demandas práticas de formação dos alunos.

“Os jovens aprendem a elaborar e a executar projetos, que são apresentados às demais áreas da empresa, e dão suporte à organização e divulgação de eventos do Instituto IP, como campanhas de voluntariado, por exemplo. Oferecer a Escola Formare para a comunidade onde atuamos faz parte do compromisso da International Paper com as futuras gerações e da missão do Instituto em fomentar o desenvolvimento educacional e socioambiental de crianças e adolescentes”, explica Gláucia Faria, gerente de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da International Paper.

Os alunos também fazem parte de um programa de tutoria que é exclusividade da International Paper, chamado “Mire-se no exemplo”.  Além dos Educadores Voluntários, que ministram as aulas voluntariamente, cada aluno do Formare também tem um “tutor” que o acompanha durante o projeto. Os tutores fazem parte da liderança da IP, são supervisores, coordenadores, gerentes e diretores, que estão dispostos a compartilhar a sua experiência profissional e pessoal com o seu tutorado, a fim de que o aluno possa espelhar-se nos seus bons exemplos.

O projeto Escola Formare é uma franquia social desenvolvida pela Fundação Iochpe. O Instituto International Paper promoveu o primeiro curso em 2010 e em sete anos de formação, o projeto já impactou cerca de 280 jovens e suas famílias. Ao final da capacitação, os alunos recebem um diploma reconhecido pelo Ministério da Educação e emitido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O Instituto International Paper celebra 10 anos de existência neste ano, e além da Escola Formare, atua em projetos próprios ou desenvolvidos por parceiros, focados em educação ambiental. O objetivo é fomentar o desenvolvimento, educacional e socioambiental com foco em crianças e adolescentes. Em 2016, mais de 28 mil pessoas foram impactadas com seus projetos e os investimentos nas ações de responsabilidade social corporativa chegou a R$ 1,2 milhão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário