quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Convergência de tecnologias será abordada no Congresso da ABTG

O Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica vai tratar do tema "Cross-midia, pré-midia e convergência de tecnologias", com o especialista Clóvis Pires Castanho. O evento é uma parceria entre APS Feiras e ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) e ocorre no dia 24 de agosto, em São Paulo.

O objetivo da palestra, de acordo com Castanho "é trazer um panorama do ambiente de Cross/Pré-mídia inserido no contexto das novas tecnologias (de maneira mais ampla que apenas analisar as tecnologias de produção específicas) abrindo o pensamento para diversas frentes que afetam o negócio da comunicação em geral. Não há receitas de bolo para os negócios atuais e futuros, só sabemos com certeza que as incertezas são parte integrante de qualquer negócio".

"A palestra tem por objetivo provocar o pensamento crítico dos presentes no entendimento de como podem reagir e levar seus negócios ao menos para os caminhos mais evidentes quanto às oportunidades". Para o especialista, "poder ouvir as orientações e opiniões de profissionais renomados e com ampla experiência sempre ajuda a nos trazer visões novas ao negócio e a refrescar nossos pensamentos estratégicos", explica Castanho.  

Castanho considera que o impresso é parte integrante das interações que temos com a informação. Porém, ressalta: "Como tudo, o impresso precisa se adaptar para sobreviver. Ninguém nem nada sobrevive no ambiente competitivo dos negócios de maneira isolada. E sim! O impresso é parte fundamental de campanhas publicitárias... quando elas são pensadas para ter o impresso integrado de forma fundamental. Quando não há inteligência integrada aos esforços publicitários se relega o sucesso de uma campanha à sorte (cada vez mais rara num ambiente tão competitivo) ou ao fracasso". 

Dentro disso, é preciso considerar o valor de um relevante elemento impresso: a embalagem: "Uma embalagem (ou similar à embalagem) é mais um dos pontos essenciais para a consolidação de um produto na preferência de compra de um cliente. Se esquecer deste elemento pode significar a perda da percepção de valor por parte dos consumidores e, consequentemente, a perda destes mesmos clientes para outra marca mais atrativa e ciosa de suas embalagens e de como estas interagem nos esforços de criar satisfação e interesse pela marca".

O palestrante do Congresso da ABTG reforça que, como tudo na vida, o planejamento ajuda a minimizar os erros e aumentar as chances de acertos. "Mas não nos enganemos: o planejamento sozinho não garante o sucesso nem os lucros. Existem mais elementos envolvidos no sucesso de uma ação ou de uma ação de comunicação. Elementos como criatividade, ousadia, diferenciação, análise estatística, tecnologia e uso correto de meios de tocar o cliente são alguns dos pontos que fazem toda diferença quando falamos de um mundo competitivo em todas as esferas como o que nós vivemos hoje e viveremos amanhã".

De acordo com Clóvis, "O impresso não é velho nem obsoleto, assim como os meios eletrônicos não trazem por si o segredo do sucesso na venda de um conceito. A boa comunicação sim. A comunicação adequada explica, traz segurança, cria empatia e simpatia além de criar desejos de consumo, de fazer parte de algo maior, com um universo maior de pessoas que se identificam com aquele produto ou serviço. O impresso como parte de uma comunicação bem feita auxilia na consolidação da boa mensagem e, consequentemente, ajuda a comunicação on-line a atingir seus objetivos mútuos: vender um produto ou um serviço".


Castanho é COO da Arizona, empresa que atua pré-media e soluções para Marketing, com clientes no Brasil e América Latina. Foi presidente da Marabu Tintas América do Sul, diretor de venda na Océ e diretor de marketing na Xerox. Foi professor na Escola Senai Theobaldo De Nigris e gerente na ABTG. É graduado pela Universidade São Judas, com pós graduação pela Universidade Federal de Santa Catarina e especialização pelo Collège Ahuntsic, Canadá. 

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