terça-feira, 24 de outubro de 2017

Itaú Social recebe até sexta (27) inscrições de editoras interessadas em participar de edital para seleção dos livros da campanha Leia para uma Criança

Processo inaugura novo formato de seleção para a aquisição de até quatro milhões de exemplares por ano

A Fundação Itaú Social recebe até sexta-feira (27) as inscrições para o Edital “Leia para uma Criança 2018”. O processo estabelece um novo formato de seleção dos livros infantis que farão parte da Campanha do próximo ano. Está prevista a aquisição de até quatro milhões de exemplares, de dois títulos distintos, de prosa ou poesia, voltados a crianças de 0 a 5 anos, além de até vinte mil exemplares em Braille.

“Até o ano passado a seleção era realizada por uma consultoria e os títulos indicados por especialistas. Percebemos que, com o crescimento da ação ao longo das edições, é necessário um novo formato de seleção. Por meio de Edital, vamos ampliar a abrangência, passando a ouvir também as famílias e dando oportunidade para mais editoras apresentarem seu trabalho, títulos e autores”, explica a coordenadora de Assessorias da Fundação Itaú Social, Anna Carolina Bruschetta.

A campanha Leia para uma Criança é realizada todos os anos, durante o mês de outubro, pelo banco Itaú e a Fundação Itaú Social com o objetivo de incentivar a leitura do adulto para a criança como uma oportunidade de fortalecimento dos vínculos familiares e de participação ativa na educação desde a primeira infância. Em 2017, foram disponibilizados 3,6 milhões de exemplares dos livros "O menino azul", de Cecília Meireles, e “Em cima daquela serra", de Eucanaã Ferraz. Desde o início da ação, em 2010, já foram oferecidos cerca de 45 milhões de livros.

Edital

O Edital está aberto para inscrições até a próxima sexta-feira, dia 27 de outubro, pelo site Prosas (https://is-livros2018.prosas.com.br). Podem participar do processo editoras de todo o País, com exceção das que foram contempladas no último ano, com a indicação de até três títulos por selo editorial. Para concluir a inscrição, é preciso fazer o cadastro no site de fornecedores do Itaú e enviar exemplar do livro inscrito. Todos os passos estão descritos no Edital, disponível no site.

A seleção ocorrerá em cinco fases. A primeira irá conferir se os livros inscritos atendem aos critérios básicos de seleção. São eles: temática abordada na história, as características literárias do texto, a qualidade do projeto gráfico e autoria, que visa buscar diversidade e representatividade da produção nacional.


Os passos seguintes serão a conferência documental, análise jurídica de direitos autorais, avaliação da comissão nacional, etapa com grupos focais e os finalistas seguirão para parecer técnico dos especialistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário